Santé! Uma pergunta recorrente entre os amantes do vinho é sobre sua conservação depois de aberto. Você sabe como guardá-lo para o dia seguinte?

Todo vinho, depois de aberto, entra em contato com o oxigênio, iniciando o processo natural de oxidação. Ao servir o vinho na taça, a presença do ar revelará aromas oriundos da vinificação.

Nos vinhos jovens, os aromas primários (da fruta) e até aromas secundários (provenientes de passagem por carvalho) são percebidos em segundos ou minutos. Já os vinhos de safras antigas, mais evoluídos, liberam toda a sua essência aromática ao longo de horas. A propósito, transferi-los para um decanter ou jarro otimizará sua aeração.

Eu recomendo certa atenção. Depois de aberto, o contato com o ar pode ocasionar a oxidação total, transformando o vinho em vinagre, por exemplo. E quanto mais simples o vinho, mais rápido se dará a oxidação total.

Inevitavelmente, ele perderá suas características originais de aroma e sabor. Uma maneira de conservá-lo é retirar todo o oxigênio da garrafa e fechá-la em seguida.

A bomba de vácuo, conhecida como Vacu Vin, faz a retirada de todo o ar da garrafa com eficiência. É bem popular entre os enófilos, o preço é acessível e é fácil de encontrá-la em qualquer loja especializada.

Em geral, a bomba conserva o vinho por cerca de três dias, desde que guardado na porta da geladeira. É um método razoável e eficaz.

Recentemente, foi lançado na Inglaterra um decanter chamado Eto, em formato de garrafa, que mantém o vinho por 12 dias, garantindo que não se desperdice uma gota. É só colocar o vinho no Eto, que possui uma alavanca para retirar o ar do seu interior, e manter fechado na geladeira, preservando o líquido. É possível encontrar o acessório para compra pela internet.

Existem outros métodos para conservar o vinho, mas sem grande expressão. De qualquer forma, acredito que a maioria dos apreciadores não passe por essa situação, pois uma vez aberta a garrafa de um bom vinho, entre amigos, certamente nem uma gota restará.

Esta dica vale para quem mora sozinho e/ou quem gosta de beber uma taça no jantar.

No meu site enoamigos.com.br você pode ler mais sobre este e outros temas. Até a próxima taça!