Quem não quer ter cabelos impecáveis? Infelizmente, os danos capilares podem surgir devido a vários fatores, como exposição solar e excesso de processos químicos – colorações, descolorações e alisamentos, por exemplo. Mas, graças às tecnologias avançadas, esses danos podem ser reparados a longo prazo com tratamentos no salão e em casa.

Existem vários níveis de dano, e só um cabeleireiro qualificado pode avaliar se o seu cabelo está danificado e indicar os produtos certos para o grau de sensibilização da fibra capilar. Além do protocolo de salão adequado, o profissional vai lhe aconselhar para continuar o tratamento em casa.

Mesmo que você não tenha cabelos danificados, a prevenção é essencial. Não espere o cabelo ficar áspero e quebradiço, pois pode ser tarde demais e o tratamento será mais difícil. O melhor é proteger o seu cabelo diariamente, com alguns hábitos simples.

Proteção térmica
Ferramentas de calor, como secadores, chapinhas e modeladores são alguns dos maiores agressores do cabelo. A boa notícia é que basta proteger os fios da forma correta. Não economize nos protetores térmicos de styling, que criam uma espécie de escudo protetor. Seu cabelo vai ficar mais saudável e o penteado vai durar mais.

Proteção solar
O cabelo precisa ser protegido do sol, assim como a sua pele. Os raios ultravioleta – combinados com o cloro da piscina, suor e a água com maior teor de calcário do chuveiro – vão acabar com o seu cabelo antes mesmo do fim das férias de verão. Invista em produtos de proteção solar, que mantêm o seus cabelos seguros na praia, suaves na piscina e lisos no calor.

Seja gentil com seus cabelos
A maior parte das pessoas não dedica muita atenção a isso. Fazem força ao pentear os cabelos embaraçados e quebram o fio enquanto estão penteando. Optam por kits de coloração para fazer em casa para mudar ou retocar a cor do cabelo, ao invés de ir ao salão. Ou usam shampoos e tratamentos condicionadores pesados, que podem deixar resíduos no couro cabeludo e resultar em coceira, irritação e cabelos secos.

Estas são algumas das coisas que muitas mulheres e homens fazem diariamente sem pensar nos resultados danosos.

Felizmente, estes danos capilares são fáceis de prevenir. Só precisa de um pouco de atenção, ajuda profissional correta e alguns minutos por dia para cuidar dos cabelos.

* Por Adelson Baracho, cabeleireiro