Ficamos estarrecidos com as notícias sobre uma paciente que morreu após passar por um procedimento com o “médico” que se intitulava ‘Dr. Bumbum’ nas redes sociais. Ele atuava em sua própria residência, sem especialização e sem ter cursado residência médica, e reunia mais de 600 mil seguidores no Instagram.

Ele é uma amostra do que acontece hoje em dia. Médicos sem formação adequada, que se consideram ‘senhores da sabedoria’ na redes sociais e mídia jornalística e fazem apologia aos excessos de procedimentos em geral, incluindo o uso de toxinas, cirurgias e preenchedores.

Mostram resultados que muitas vezes são irreais para a maioria da população e acabam ditando regras e modismos impossíveis de serem alcançados ou mesmo realizados.

Fica o questionamento: será que não percebemos que algo está errado nesse mundo de fantasias e falsas promessas da internet? Ou percebemos e fazemos de conta que acreditamos para tentar viver na busca de algo irreal, que nos transporta para um mundo de fantasia do qual gostaríamos de participar?

A busca pela beleza pode ter caminhos tortuosos e fantasiosos, por isso devemos sempre nos atentar aos desvios desta estrada.

A maioria dos pacientes, quando decide realizar um procedimento estético, não verifica a formação profissional do médico escolhido. Se encanta com fotos, vídeos e entrevistas que mostram as “lindezas” esculpidas pela mão da medicina. Tudo isso sem se atentar aos riscos e consequências de uma má escolha.

Fiz questão de escrever este artigo para que estejamos atentos às falsas promessas vendidas no mundo atual. Desde milagres para crescer cabelo, clarear a pele, eliminar rugas e voltar a ter a aparência dos 18 anos de idade, se livrar de celulita, estrias e gorduras indesejadas, modificar partes do corpo… A lista é enorme, e isso sem contar as cápsulas que contêm curas milagrosas.

Fica aqui o registro da minha indignação com esse mundo irreal que tantos insistem em vender – e outros tantos teimam em comprar. Espero e lutarei para que novos casos de ‘Dr. Bumbum’ não voltem a acontecer. A nossa missão, como médicos, é orientar e tentar tratamentos possíveis, viáveis e reais para os nossos pacientes.

Sempre que tentarem lhe vender ou oferecer algo muito inovador e diferente do que é visto na maioria das vezes, pare, QUESTIONE e investigue. Sua saúde é o seu maior bem, cuide dela!