Cada dia mais diversificada, a interação dos moradores com sua residência acontece de muitas maneiras. O ambiente pode ser utilizado para receber convidados, cozinhar com a família ou trabalhar em um espaço isolado, além de outras incontáveis atividades.

É neste cenário que nós, arquitetos, enfrentamos o desafio de desenvolver os ambientes de forma que sejam mais versáteis.

Por isso, a equipe multidisciplinar da ArquitetosPHD é formada para identificar todas as possíveis interações dos moradores com cada ambiente e, assim, viabilizar os desejos que antes poderiam parecer inatingíveis aos clientes.

A arquitetura versátil está ligada aos hábitos e à rotina do morador, e não ao espaço físico do imóvel. Um apartamento de 80 m² pode ser tão flexível quanto outro de 270 m².

O que varia são as técnicas aplicadas e a escala dos elementos. Quanto mais inteligente forem os espaços mais otimizado será o projeto.

O conceito de um projeto multiuso baseia-se em apresentar elementos com uma ou mais funcionalidades definidas. A estética está atribuída a forma pura dos elementos e o resultado é um espaço eficiente, belo e funcional.

Por exemplo, nosso escritório atendeu um cliente que sonhava com uma sala de cinema, porém tinha receio que a baixa frequência de uso a tornaria um cômodo inutilizado a maior parte do tempo. Então, para viabilizar este desejo, foram instaladas divisórias acústicas retráteis, que quando abertas integram este ambiente à sala de estar.

Neste mesmo cômodo, uma cama foi escondida na alvenaria para atender eventuais hóspedes. Com esta proposta, ainda foi possível instalar uma linda sala de brinquedos no dormitório de hóspedes original!

Em casos como esse, o mobiliário modular complementa a estrutura física versátil, resultando em espaços multiuso inteligentes.

Já pensou que um pufe pode ser uma mesa de apoio? Um conjunto de mesas de centro pode ser separados para atender diversas ocasiões? E até uma mesa de centro com regulagem de altura pode se transformar em uma mesa de jantar.

A versatilidade é essência na rotina da vida contemporânea, e na arquitetura não poderia ser diferente.

* Por Daniela Pais, arquiteta