Parece que quanto mais a expressão ‘qualidade de vida’ é dita, mais se banaliza em nossos discursos diários. Em meio ao reinante caos de nossos tempos, mal percebemos o quanto depende de nós repensar nossa vida para que haja sempre qualidade em nossa existência.

Qualidade de vida primariamente significa respeitarmos nossa condição de seres humanos, e não de robôs insensíveis que não percebem mudanças ou necessidades. Para realizar isso é necessário ter a meta e a crença de que se pode ser feliz, que merece. Assim, a partir do desejo e da crença, possa transformar o ideal de modernidade para uma atitude coerente com a meta: ser feliz.

Quando sentir que a vida está sendo insuficientemente vivida, agarre essa necessidade com força, não desperdice seu sentimento, porque abandonar essa ideia é muito mais fácil do que transformar a vida. Falamos tanto em reciclar, mas não o fazemos com nossos anseios e insatisfações.

Será que você é do tipo de pessoa que precisa manifestar sintomas para acordar para a necessidade da qualidade de vida? Precisa sentir-se doente, cansada sem motivos, infeliz e metendo-se rotineiramente em situações críticas? Se esses não forem motivos suficientes, ainda podem surgir dor de cabeça e nas costas, problemas sexuais, gastrite, úlcera, infarto, câncer… Está na hora de renovar sonhos.

Se você está chorando pelo romance, pelo casamento que acabou, pelos filhos que cresceram ou pela aposentadoria que te deixou no ócio; renasça a partir de todo potencial que ainda não teve tempo de usar.

É capaz que depois disso você entre em contato com seu lado mais humano, seus limites, e se pergunte: será que eu consigo mudar? Organizar-me de um modo diferente? Reinvente-se.

Esse é o momento, a chance que a vida lhe dá de recomeçar ocupando-se com a tarefa de viver bem, despojando-se e recusando tudo que é obstáculo, impedimento e desorganização no caminho dos seus objetivos.

Seria o caso de você se tornar a sua melhor amiga, religando as pontas soltas de forma que se sinta plena e desfrutando o máximo de suas vivências, tornando realidade o desejo de mudar a sua vida para melhor.

Do contrário, você poderá ter o desprazer de se tornar uma pessoa tóxica, aquela imensamente insatisfeita e que não propicia bem estar a si mesma e muito menos para os que com você convivem.

Então, acredite no seu desejo e corra atrás dele, ou faça sua lista de Rs, que também pode incluir risos.