Há dois anos em carreira solo, em um escritório que leva seu nome, Layla Ferreira é publicitária, arquiteta e designer de interiores. Depois de trabalhar por seis anos no mercado publicitário no Rio de Janeiro e São Paulo, ela resolveu mudar de vida e de cidade.

A ideia inicial era abrir um buffet infantil em Santos, e ao mesmo tempo tocava a obra da reforma da sua casa. “Em algum momento me dei conta de que estava gostando mais da reforma e dos assuntos ligados a arquitetura e decoração do que da ideia do buffet em si”, conta Layla.

Ela desistiu de abrir o negócio e começou a estudar Arquitetura em Santos e a fazer um curso de especialização em Design de Interiores na Escola Panamericana, em São Paulo. Na faculdade, em 2011, Layla conheceu Lolla Abdouni e começaram a trabalhar juntas.

Hoje, com escritório próprio, Layla atua em projetos residenciais e comerciais urbanos, além de casas de praia no litoral. “Esse é o momento de investir na realização de projeto comerciais, como lojas, bares e restaurantes. Unindo meus conhecimentos de marketing e publicidade à arquitetura tenho muito para agregar às marcas e estabelecimentos”, explica a arquiteta.

Suas marcas registradas são as bases neutras, valorizando o uso de materiais variados de revestimento, iluminação e paisagismo, que integrados expõem um estilo sofisticado e contemporâneo. “O diferencial do meu trabalho é o foco na personalização. Minha maior inspiração é o cliente, as pessoas que vão usar o espaço e seu estilo de vida. Fico muito feliz em ver que eles percebem esse cuidado no resultado”.

Layla também está sempre atenta às tendências da moda e da arte, e seus projetos são influenciados por elementos inusitados dessas áreas. “Me preocupo em usar objetos coloridos e elementos que aqueçam o ambiente, como madeiras nobres, pedras e tecidos naturais”, ressalta.

O que importa é que, pelos seus projetos, as pessoas tenham o prazer de estar em casa ou no trabalho e compartilhem momentos felizes nesses ambientes. Ela adora ver fotos dos clientes felizes com a família ou os amigos tendo seus projetos como cenário.

Completamente apaixonada pela profissão, Layla sempre teve como meta montar seu próprio escritório, e hoje desfruta disso com equipe e clientes que considera amigos. E os desafios não param. “Tenho muitos planos para o escritório, tanto em termos de serviços a oferecer quanto ao próprio formato da equipe de trabalho”, destaca. O foco desses planos é sempre oferecer mais aos clientes, mas também com qualidade de vida para ela e para a sua família.

Os revestimentos, paisagismos e projetos de mobiliário integrados com a iluminação são as partes favoritas de Layla em um projeto. Afinal, segundo ela, uma iluminação bem feita destaca e valoriza todo o trabalho realizado no projeto.

Seu processo criativo começa sempre com uma conversa bem detalhada com o cliente, na qual ela pede fotos de objetos ou lugares importantes para eles, para usar como referência. Um fato curioso: além do que observa ao vivo, ela costuma buscar as redes sociais dos clientes quando está criando. “Essa pesquisa geralmente é muito rica e quase sempre é dela que surge a inspiração inicial”.

A arquiteta diz que seu projeto favorito é sempre o mais recente. No caso, foi uma reforma de área social, fachada e suíte master de uma casa em Santos, retrada nas fotos dessa matéria. “Esse trabalho me trouxe a oportunidade de usar materiais novos e criar com liberdade. E pude contar com a parceria de uma cliente participativa e com muito bom gosto, o que deixou o resultado ainda mais customizado”, relembra.

Para isso, Layla destaca que os móveis planejados fazem toda diferença, principalmente no resultado final do trabalho. “Além dos melhores produtos, maquinários e técnicas do mercado, a parceria com as áreas de medição, projeto e montagem das empresas são determinantes para o bom andamento da obra”.

Em seu projeto mais recente, os planejados da S.C.A. – comandada pela parceira de longa data Lolla Abdouni – fizeram o mobiliário brilhar. “Usei na cozinha um produto feito em TS, um material altamente resistente, que pode ser usado inclusive em fachadas e oferece textura contemporânea, exclusiva da SCA”, completa Layla.