Na escola – e no processo de aprendizagem em geral – a música tem um papel muito importante para o desenvolvimento do aluno, em vários aspectos individuais e sociais. Um dos principais é o estímulo ao uso dos sentidos.

Qualquer experiência musical, independentemente do estilo e dos instrumentos utilizados, promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e quem ouve.

Ela também tem um papel essencial no desenvolvimento socioafetivo da criança e na capacidade de auxiliá-la a desenvolver criatividade, sensibilidade, ritmo, imaginação, concentração, memória e, principalmente, o prazer em escutar música.

Isso pode ser colocado em prática de diversas formas: desde a utilização de letras nas interpretações de texto em sala até a realização de oficinas de música e instrumentalização com os alunos. O uso de diversos instrumentos em sala de aula pode evidenciar habilidades desconhecidas, aumentar a interação com objetos e o “saber-fazer”, entre outras capacidades importantes nessa fase de desenvolvimento pedagógico.

Outro benefício da música na escola é o estabelecimento de mais oportunidades de interação e cooperação, multiplicando as formas de interação entre os alunos, que podem identificar gostos em comum, formar grupos de interesse e desinibir alunos mais tímidos.

Na Educação Infantil, a música é também uma importante alternativa, transformando a aprendizagem em uma maneira mais lúdica de se conhecer coisas novas. É por isso que muitos professores gostam de ensinar determinadas matérias com o auxílio de canções adaptadas. Afinal, a música motiva a concentração, a curiosidade e a descontração — que é raramente observada em ambientes escolares.

O melhor benefício da música na escola no processo de aprendizagem são nas aulas de música propriamente ditas, por serem um excelente momento para se socializar, dançar, brincar e descontrair, perder a vergonha e realmente se entregar às canções junto com os colegas de classe.

Na maioria das vezes, a aula de música é um momento tão importante da descontração do ritmo escolar, que costuma ser uma das horas favoritas em sala de aula.

Enfim, a música na vida dos alunos é muito importante desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental, até o Ensino Médio. Vamos fazer nossos alunos interagirem sempre com música!