* Fotos: Tyaro Studio

Idealizador da Clínica Seven, referência em emagrecimento saudável, o médico Dr. Thiago Ferreira Lima desenvolveu um método exclusivo de trabalho que permite aos pacientes emagrecer rápido e com saúde, sem uso de remédios controlados.

Desde que abriu a Seven, a sete anos atrás, Dr. Thiago viu muitas histórias serem escritas e outras tantas vidas totalmente transformadas pelo seu trabalho. Ao todo, já foram mais de 70 toneladas de gordura eliminada pelos pacientes da clínica!

Criada em Santos, a Seven conta com três unidades , localizadas em Santos e São Paulo, e está fazendo o maior sucesso com milhares de pacientes atendidos, incluindo grandes formadores de opinião, como o cabeleireiro Wanderley Nunes e os influenciadores digitais Fabiana Justus, Niina Secrets, Juliana Goes e Helena Lunardelli, Flavia Calina, dentre outros.

Conversamos com o Dr. Thiago sobre a sua vida pessoal, carreira e os desafios constantes a frente das Clínicas Seven.

Revista Studiobox – Você é de Santos? Como foi a sua infância?

Dr. Thiago Ferreira Lima – Sou de Santos, filho de comerciante. Nasci em uma pensão onde meu pai trabalhava e nossa família morava. Era uma vida bem simples. Meu pai brincava comigo e meus dois irmãos, pedindo para irmos para a rua “pegar os gatos”, que eram os hóspedes. Era a maior diversão. Os turistas desciam do ônibus e oferecíamos a hospedagem. Quando chegavam à pensão, meu pai os recebia muito bem e sempre dava certo, e éramos recompensados com balas e doces.
Nossa infância foi de muita brincadeira, mas sempre rodeada pelo trabalho. Meu pai teve muitos comércios e sempre que faltava funcionário a gente cobria. Já trabalhei como lavador de carro, entregador de água e garçom. Sinto muito orgulho disso e, assim, recebi um dos maiores presentes da vida: descobri que gosto de gente e aprendi a lidar com o ser humano.

Você sempre quis ser médico?

Desde os sete anos sempre disse que queria ser médico. Meu primo Dr. Charles Ferreira Dias foi minha grande inspiração.
Também sempre tive o apoio dos meus pais na escolha da profissão. Aos 20 anos consegui entrar na Faculdade de Medicina (UGF) e me mudei para o Rio de Janeiro.

E foi um bom aluno?

A vida de estudante lá era difícil, mas sempre fui um bom aluno e me dediquei muito. Tinha dentro de mim uma urgência, eu não podia perder tempo. Precisava me formar em seis anos sem perder nenhuma matéria.
É engraçado lembrar que os meus amigos mais próximos na faculdade brincavam comigo porque dentro da minha bolsa sempre tinha um livro de administração, de economia ou gestão em saúde. O pessoal dava risada, me achavam meio maluco.

Como foi o início da sua carreira?

Entrei na vida agitada de plantões médicos e dei muito plantão, muito mesmo! Teve meses que dormi só três noites em casa.
Nessa época já havia o desejo e a responsabilidade do casamento que estava por vir. Afinal, desde os 17 anos eu namorava a Pamela, que hoje é minha esposa e está esperando nosso primeiro filho Theodoro. Ela ficou estudando Nutrição em Santos enquanto fiz a Faculdade no Rio.

A clínica já estava nos planos?

Desde o princípio de tudo eu tinha o sonho de abrir uma clínica. Seguindo o fluxo normal da profissão, deveria trabalhar em algum lugar, ganhar clientela e depois abrir minha própria clínica. Mas fiz tudo ao contrário, abri a Seven em Santos, uma clínica de emagrecimento e estética, sem nenhum cliente, do zero.
Quando fui comprar um sofá para a clínica consegui a minha primeira cliente – que era dona da loja – e está comigo até hoje. Isso foi a sete anos atrás.

Como conseguia conciliar os plantões e a vida de recém-casado com a clínica?

Não conseguia. Não suportei a pressão e um dia sofri um desmaio em casa. Fui internado, fiz exames e foi constatado que era “apenas” estresse excessivo.
A médica que me atendeu disse “se continuar a fazer as coisas desse jeito, não vai estar vivo para ver os seus filhos crescerem”.
E naquele instante resolvi abdicar de tudo e fazer só o que eu amava: me dedicar à Seven.

Não teve medo da mudança?

Abri mão de todos os plantões, mesmo sendo eles que sustentavam minha nova família naquela época. Não tive medo algum.
Depois de 90 dias de dedicação total à Clínica Seven, já ganhava três vezes mais. Pude sentir na pele que fazer o que se ama faz total diferença.

O que você faz para relaxar?

Eu adoro cozinhar. Preciso fazer isso de duas a três vezes por semana. Cozinhar e receber os amigos me relaxa. Também adoro fazer musculação. E, quando consigo encaixar na agenda, corro para o mar para surfar.

Hoje a Seven está em Santos e São Paulo. Como foi essa ida à Capital?

Nesse período de plantões, clínica nova e a responsabilidade de sustentar a nova família, para conseguir mais recursos, apareceu a oportunidade de trabalhar em São Paulo. Com a maior cara lavada bati na porta da maior clínica dermatológica da capital, do Dr. Jardis Volpe, que me recebeu e me indicou para trabalhar na clínica de seus amigos, Dr. Claudio Mutti e Dr. Anderson Zei, da Clínica Visia. Fiquei bastante tempo na estrada entre Santos e São Paulo.

E o que mudou para você depois desse período em São Paulo?

Esses grandes médicos conheceram meu trabalho e quiseram investir em mim. Fizeram uma proposta para que eu montasse com eles uma clínica em São Paulo.
Diante dessa proposta tive dois grandes aprendizados: o primeiro é que sou bom no que eu faço.
O segundo é que São Paulo era o lugar onde eu poderia crescer. Mesmo diante disso, agradeci o convite e voltei a me dedicar 100% à Seven em Santos, sabendo que um dia, na hora certa, eu voltaria para São Paulo.

A estratégia era se fortalecer em Santos, onde a Seven já estava a todo vapor?

O emagrecimento, quando é bem feito, é um ótimo cartão de visitas e a clínica passa a ser muito indicada pelos próprios pacientes. Foi o que aconteceu com a Seven em Santos. Demos destaque ao trabalho de emagrecimento na clínica, abrimos mão dos outros serviços e decidimos lutar para sermos os melhores do país em emagrecimento saudável.

Deu certo?

Com muito trabalho, inúmeras vezes saímos da clínica às onze e meia da noite. Fazia fila no corredor. Foi quando decidi ir para uma casa na rua.
Parei o carro na frente da casa na Rua Brasília, que estava abandonada, em péssimo estado, e contei para minha esposa que iria mudar a Seven para aquela casa.
Ela me xingou de tudo que é nome, maluco, inconsequente… Eu disse a ela que, independentemente do que ela pensava, não mudaria minha decisão.
Peguei o medo dela e transformei em um objetivo ainda maior pra mim: trabalhar bastante para conseguir comprar a casa ao invés de pagar aluguel, o que consegui realizar em apenas nove meses.

Como foram esses anos em Santos?

Sempre foram e estão sendo de muita alegria. Afinal, o meu trabalho me permitiu fazer com que alguns clientes se tornassem grandes amigos. Me refiro a Claudio Piovesana, Roberto Luiz Barroso Filho, o Barrozinho, e tantos outros laços fortes e verdadeiros que carregarei por toda a minha vida.

Esse sucesso, em grande parte, se deve ao Método Seven de trabalho, criado por você?

Sempre tive um lado muito curioso, e isso me levou a investigar os diversos métodos de emagrecimento. Descobri que todos eles fazem o paciente perder músculo, e isso torna o emagrecimento demorado e menos efetivo. Era preciso proteger a massa muscular durante o processo, evitando que o metabolismo ficasse mais lento. Assim, o método usado nas clínicas Seven visa preservar a massa muscular dos pacientes. Esse é nosso grande diferencial.

E quando decidiu expandir o trabalho da clínica para São Paulo?

Trabalhamos por dois anos na Rua Brasília e resolvi nessa época abrir uma unidade em São Paulo. Me encantei com uma casa na Vila Nova Conceição e decidi montar ali a outra Seven.
Após três anos de muitas viagens, decidi mudar com a minha família definitivamente para lá.
A unidade cresceu muito, passamos a atender artistas, influenciadores e celebridades e ganhamos muita visibilidade no cenário nacional.

Essa expansão mudou o seu jeito de ver a Clínica Seven?

Com minha ida para São Paulo, estudei o mercado, aprendi muito e vi que a Seven precisava passar por uma revisão administrativa geral para continuar expandindo. Isso me deu o norte exato do crescimento. Criamos um grupo de empresas ligadas à saúde e bem estar – o Grupo Seven Saúde – com clínicas médicas, indústria de suplementos alimentares e clínicas de nutrição, que atuam hoje de forma totalmente independente.
Diante desse novo formato de empresas e com a expansão de novas clínicas assumi a diretoria geral do Grupo Seven e me sinto muito feliz por isso.

Você se sente realizado fazendo este trabalho?

É uma forma de aliar tudo que aprendi durante os anos de estudo na Escola Médica, com o aprendizado que tive ao lado do meu pai. Me sinto completo usando o meu empreendedorismo para entregar cada vez mais saúde às pessoas. Esse sempre foi meu grande propósito.

Quais empresas compõem o Grupo Seven? Pretendem expandir mais?

Hoje temos as Clínicas Seven Emagrecimento, que são três unidades de clínicas de nutrição, sendo uma em Santos e duas em São Paulo – uma na Vila Nova Conceição e outra no Shopping Vila Olímpia. Além delas, temos a Seven Vitaminas, uma loja virtual (que vende os suplementos exclusivos da Seven) e a Seven Prime Clínica Médica, uma clínica médica que fica em outro endereço também na Vila Nova Conceição.
Os projetos futuros do Grupo Seven Saúde preveem ainda a abertura de novas unidades na Capital, com novas operações na área de saúde e a expansão da marca.

Diante de tantas frentes como é o seu dia a dia de trabalho?

Eu divido minha agenda entre treinamento constante da equipe, reuniões de alinhamento e expectativas futuras, além de muito estudo para sempre manter o Grupo Seven à frente do mercado.

Qual é a receita do sucesso?

O método de trabalho das empresas do Grupo Seven Saúde é embasado pelo que chamamos de ‘Ganho, ganho, ganho’.
Em primeiro lugar, temos que ganhar o cliente, com a melhora da saúde por meio de resultados rápidos e serviço acolhedor, além do conhecimento para fazer melhores escolhas e ter mais qualidade de vida.
Em segundo lugar deve haver o ganho da equipe, que além dos honorários merece um ambiente pacífico e gratificante de trabalho.
Por fim, consideramos os lucros da empresa. Nenhuma das vertentes é menos importante do que a outra, e se uma delas não tiver ganho nada pode seguir adiante.

Lá no início, você imaginava chegar onde está hoje?

Na verdade, a Seven não chegou a nem 10% do que nasceu para chegar. A empresa ainda é muito nova e o tempo todo estamos aprendendo. Temos bastante trabalho pela frente.

O que o futuro reserva para o Grupo Seven Saúde?

Hoje eu entendo que quanto maior for o tamanho do Grupo Seven, mais pessoas vão ser beneficiadas com entrega de saúde e melhora da qualidade de vida.
Isso me enche de energia para continuar trabalhando e dedicando cada minuto da minha vida ao crescimento dessas empresas.