Muito se fala de botox, inúmeros profissionais divulgam a utilização, mas você sabe o que é botox quais suas aplicações?

O nome correto é toxina botulínica. Botox é uma marca comercial, que ficou popularmente conhecida por ser um nome mais fácil de ser mencionado.

A toxina botulínica surgiu nos tratamentos estéticos para retardar o surgimento de marcas de expressão, e vem sendo utilizada em larga escala nos procedimentos estéticos.

Ao ser aplicada sob a pele, a toxina lesiona a placa motora dos músculos, impedindo que contraiam e evitando que as rugas se formem. A pessoa fica com um aspecto facial mais liso, aparentando mais jovialidade.

Nos dois últimos anos, a toxina botulínica tem conquistado espaço para diminuir as dores provenientes do apertamento dentário, também conhecido como bruxismo, aliviando dores de cabeça e relaxando os músculos da face.

As disfunções da articulação temporomandibular (ATM) atingem cerca de 30% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esse problema acontece quando a articulação que movimenta a mandíbula não funciona bem. As causas podem ser má oclusão, traumatismos, estresse físico e muscular e alterações hormonais, entre outros fatores. Tudo isso pode levar a dores na cabeça, ouvido, pescoço, mandíbula e músculos da face, além de tonturas, zumbidos, torcicolos, estalos ao abrir e fechar a boca e alterações do sono.

O bruxismo é a contração anormal da musculatura mastigatória. A pessoa que tem esse distúrbio tem o hábito de ranger ou apertar os dentes, que surge da contração excessiva do músculo mais forte do corpo humano, o masseter, que é responsável pela mastigação e pelo fechamento da mandíbula.

Aí entra a toxina botulínica, que é um bloqueador neuromuscular. Sua ação interrompe a comunicação entre o músculo e o nervo fazendo com que o músculo diminua sua função ou deixe de funcionar.

Ela bloqueia a liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, que leva mensagens entre o cérebro e as fibras musculares. Sem ordens para se movimentar, a mandíbula relaxa e diminui a tensão dos músculos, suavizando as dores.

O efeito da aplicação tem duração de quatro a seis meses, dependendo do caso.