Uma boa noite de sono é muito mais eficiente do que muitos imaginam. Restaura os processos químicos e físicos do organismo, conserva energia corporal, estimula o crescimento cerebral, apaga lembranças indesejáveis e consolida a memória.

A insônia é caracterizada pela incapacidade de conciliar o sono e pode ser resultado de ansiedade, depressão, estresse ou alguma doença.

Dormir adequadamente é fundamental para as funções biológicas. Pouco sono ou noites mal dormidas levam à diminuição da liberação do hormônio leptina, que controla a saciedade, e da insulina, podendo levar ao aumento da produção de cortisol. Isso nos deixa mais estressados e suscetíveis a alterações de humor.
Além disso, leva à baixa do hormônio do crescimento (GH), que ajuda na quebra do tecido adiposo e na recuperação de músculos e tendões. Se não dormimos bem, não produzimos melatonina, um dos maiores antioxidantes naturais, que nos restaura e ajuda a dormir melhor.

Alguns alimentos podem atrapalhar o sono. São os chocolates, refrigerantes, chá preto e mate, guaraná e leite, entre outros. Alimentos muito gordurosos – como bacon, linguiças e frituras – também podem provocar um sono perturbado, pois causam azia e refluxo em algumas pessoas quando consumidos próximo ao horário de dormir.

Em contrapartida, alimentos ricos no aminoácido triptofano beneficiam o sono, pois aumentam a quantidade de serotonina no organismo. Essa substância é um sedativo natural e precursor da melatonina, o hormônio que induz ao sono. Os alimentos mais comuns que fornecem este aminoácido são as castanhas, nozes, amendoim, atum, arroz, banana e frango. Porém, para a transformar a serotonina em melatonina, a vitamina B6 é essencial. Então, aumente também o consumo de peixes, aveia, leite e cereais de grãos integrais.

O magnésio também tem papel importante na melhora a qualidade do sono. Procure consumir nozes, frutas, amêndoas, vegetais verdes escuros e cereais integrais.

A necessidade diária de sono para um adulto é de uma média de oito horas, de preferência à noite. Nos damos melhor dormindo à noite, pois nosso relógio biológico é controlado pelo claro-escuro.

Então, cuide-se! A falta de sono estimula a ingestão de açúcar e nos deixa insatisfeitos mesmo depois de comer uma boa refeição, levando ao consumo compulsivo e excessivo. Ela ainda diminui o tecido muscular magro, reduz a obtenção de energia dos carboidratos e desestimula a atividade física.