Se o assunto é gastronomia, a França sempre nos surpreende. E não poderia ser diferente com o destacado Champignon de Paris, que além de delicioso tem uma história muito interessante.

Para se ter uma ideia de sua importância, os cogumelos que crescem em Colmar, na linda região da Alsácia, são produzidos na fazenda Burgaentzlen utilizando um processo de cultivo que não envolve nenhum tratamento, fungicida ou inseticida. São tão reconhecidos pela sua qualidade excepcional que, ao invés de Cogumelos de Paris, são chamados de Cogumelos de Colmar!

O Champignon de Paris ganhou o mundo, mas foi a partir do século XVII que passou a ser industrializado, dada sua grande apreciação pelo rei Louis XIV.
A história do Champignon de Paris começou com os trabalhadores da pedreira de Paris nas catacumbas da cidade ou, mais precisamente, seus cavalos. Fora das pedreiras, eles faziam cair ‘montes de estrume’ onde os champignons cresciam, como resultado dos esporos dos cogumelos selvagens que eram levados pelo vento de florestas próximas. Os trabalhadores começaram a cultivar os fungos, pois era muito fácil. Monsieur Chambry, um agricultor do Rei, teve a ideia de trazer a matéria fecal para dentro das pedreiras.

Uma história interessante é a de um dos famosos produtores, que comprou a pedreira Carrières de Montesson, a cerca de uma hora do centro de Paris. Seu neto Angel Moioli explica que quando o avô se aposentou, aproveitou a chance de comprar a pedreira na esperança de que um de seus netos trabalhasse na produção de cogumelos e continuasse o legado da família”. Hoje, sua fazenda subterrânea está escondida no final de uma estrada de terra situada em uma área residencial.

Moioli trabalha em sua pedreira subterrânea de mil metros quadrados sozinho e produz 300 a 400 quilos de cogumelos por semana, que vende para os moradores da região a 3 euros por quilo.

No Brasil, o consumo de cogumelos dobrou nos últimos dez anos e muitos produtores brasileiros cresceram neste mercado.

Sopa de champignon “fresco” de Paris

Faça um caldo com salsão, cebola, alho, as ramas do alho-poró, cenoura e salsinha. Deixe cozinhar, acrescente os champignons e deixe pegar gosto.
Retire só o caldo com os champignons e bata no liquidificador. Sirva com croutons.

Depois de servir esta delícia de sopa, você pode até fazer um charme, um rostinho de cansada, de quem trabalhou o dia todo. Mas é muito fácil!