D esde que se formou em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Católica de Santos, há quatro anos, Amanda Ramirez toca o próprio escritório, sem sócios mas com uma equipe incrível e dedicada. “A proposta é captar os anseios e necessidades do cliente e transformar as expectativas em resultados surpreendentes”, explica.

Ao voltar de Portugal, onde fez parte do curso de Arquitetura, Amanda recebeu uma proposta para participar de um projeto de interiores com uma amiga arquiteta. “Estava preocupada com o que faria após terminar o curso, então aceitei imediatamente e fiquei muito entusiasmada. Foi uma oportunidade incrível, pois tirou o meu ‘medo de obra’”.

Foi ali que ela percebeu que queria seguir nessa área e começou, sozinha, a se dedicar a fazer projetos para amigos e familiares. Ao final de cada projeto, por mais simples que fosse, Amanda sempre fazia fotos profissionais e acrescentava ao portfólio e divulgava nas redes sociais.

E foi assim, com os amigos indicando outros amigos, que começou a construir sua marca e seu nome. “Acredito que o profissional recém-formado deve entender as necessidades da sua cidade e aplicar seus conhecimentos de uma forma empreendedora”, destaca.

Amanda escolheu ser arquiteta para dar alegria às pessoas. “Me encantei pela arquitetura de interiores, pois me permite criar e realizar os sonhos das pessoas. Eu não gosto de lidar com tristezas, pois isso me afeta muito. Então, quando estava no colegial e comecei a pesquisar sobre as profissões, e me identifiquei com a Arquitetura. Acho que, na verdade, foi ‘sorte’. Porque eu não sabia nem desenhar, mas aprendi tudo na faculdade, me apaixonei pela profissão e vi o quanto realmente tinha a ver comigo”, comenta.

A arquiteta se destaca pela modernidade e exclusividade, transformando em realidade o que as pessoas sempre sonharam para a própria casa e acrescentando conforto, funcionalidade e beleza. “As preferências e as exigências de cada cliente são primordiais em um projeto, o espaço projetado tem que ter a cara do cliente e suprir todas as suas necessidades diárias”, conclui.

Ela ressalta que, para seguir crescendo na carreira, o profissional de Arquitetura precisa se atualizar sempre, fazendo cursos e ficando por dentro de todas as novidades do mercado. “Levar esse conhecimento para os clientes e projeto é muito importante. Moda e decoração mudam muito rápido, e estar atualizado é primordial”.

Um dos projetos de destaque de Amanda, e do qual ela fala com carinho, foi realizado no início do escritório em um apartamento de 400 m² (fotos acima). “Foi uma oportunidade incrível para mostrar o meu trabalho. O foco era integrar os ambientes para aproveitar melhor o espaço, melhorar a iluminação e ter espaços aconchegantes para receber convidados”.

Em outro projeto (fotos abaixo), a proposta era atender as necessidades do dia a dia sem perder o charme de ter uma casa bem projetada. Nesse caso, o desafio foi a acessibilidade, pois um dos moradores é cadeirante. “Todos os ambientes precisavam ser acessíveis a todos e isso, com certeza, foi o ponto principal para o desenvolvimento desse projeto. O destaque foi um elemento vazado na sala, usado como divisória de ambientes”, aponta.

Para atender os desejos e necessidades dos clientes, Amanda entrega um formulário para que respondam diversas perguntas sobre a rotina da casa. Dessa forma, ela consegue entender melhor o que eles precisam e apresentar soluções personalizadas.

A arquiteta destaca a importância de contar com fornecedores de ponta para que o apartamento seja bem montado e finalizado com sucesso. “No caso dos planejados, esses são pontos importantíssimos por conta dos acabamentos, materiais inovadores e modernos, montagem rápida e assistência no pós venda”, diz.

Amanda fez um projeto (foto na abertura da matéria) para um casal que mora em São Paulo e usa o apartamento para veraneio, todo com móveis da SCA, proporcionando conforto e aconchego para os momentos de lazer e descanso.de lazer e descanso.

“Eles queriam que de todos os ambientes tivessem como destaque a vista do apartamento, então a sala foi integrada com a varanda. Uma das peças-chave foi o painel da TV, todo ripado e iluminado”, comenta a arquiteta. “A estante Tasos também deu uma composição maravilhosa ao projeto. Além disso, utilizamos diferentes materiais e efeitos disponíveis na SCA para dar um ar diferenciado e exclusivo a todos os ambientes.”, finaliza.