Dia destes, li em uma das redes sociais da vida uma frase que julguei superinteressante: “Antes de ferir um coração, certifique-se que você não está dentro dele.” Não havia pensado nisso. Inúmeras vezes melindramos alguém involuntariamente, com palavras impensadas, e esse alguém tem por nós, no coração, um amor verdadeiro!

Claro que estamos machucando a nós mesmos. Que lógica correta, que conclusão óbvia! Mas, nem sempre percebemos isso. A ação por impulso conduz ao exagero em atitudes, gestos e palavras. Quantas oportunidades perdemos de fazer o silêncio falar mais alto do que aquilo que verbalizamos? E, o que é pior, as palavras não voltam nunca mais. Elas voam, se espalham, e nunca sabemos onde vão pousar.
Se prestarmos atenção, veremos que após determinadas atitudes de intemperança, nos sentimos tristes, ficamos mal e magoados. É claro, melindramos o coração de alguém e nos atingimos, pois estávamos dentro dele.

Tudo na vida tem uma explicação e um valor. Muito ou pouco, o valor está presente em tudo que temos, que somos e que almejamos ser. E aí está o risco de atravessarmos os limites e causarmos um mal maior do que imaginamos, porque cada um tem uma maneira de mensurar os atos, gestos e palavras. O que uns dão pouco apreço, para outros soa como uma forte tempestade interior. Depende da sensibilidade de cada um.

Não quero dizer com isso, que as pessoas que não se insurgem quando ofendidas, não sejam sensíveis. Apenas, têm uma forma mais realista de ver a vida.
Às vezes, temos o impulso de revidar para não parecermos fracos e esquecemos que a força está, na verdade, em não revidar. Forte mesmo é quem não se sente ofendido. É a velha história: quando você não aceita um presente que lhe foi dado, ele retorna pra quem deu.

A sensibilidade cria verdades particulares e momentâneas. Neste caso, estão as pessoas que sofrem menos ou poupam o coração de tristezas e decepções. São as que enxergam a vida com mais praticidade. Outras, têm aparência de ultrafortes, mas ocultam no coração tesouros de sensibilidade e afeto.

Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. O ser humano é assim. Queremos viver para sermos felizes e para a felicidade dos outros e jamais para sermos um infortúnio para alguém. Isso é escolher ficar com o amor, ainda que tenhamos todos os dias outras opções.
A solução é nos colocarmos no lugar da outra pessoa: eu gostaria que isso acontecesse comigo? Se você não se importar, ótimo! Se doer, não faça o mesmo com ninguém!