A arquitetura e design de interiores atual é acessível, de forma que está disponível às pessoas que desejam deixar a vida mais leve e prática, e também de quem procura organizar e otimizar os espaços.

Creio que esse novo cenário é reflexo da popularização – aliás, muito bem vinda – da figura do arquiteto. Isso se dá por meio de programas televisivos, redes sociais, blogs e sites especializados que mostram as diversas possibilidades de realizar, em muitos dos casos, um sonho.

Por conta de estarem mais conectados, o perfil dos clientes segue nessa mesma tendência. No geral, são jovens adultos que estão conquistando a própria independência econômica, recém-casados, novas famílias e pequenas empresas que têm a preocupação de receber melhor o seu cliente.

Para isso, eles procuram escritórios de arquitetura com perfil que acompanhe essa proposta, compostos de profissionais com mente flexível e curiosa, que entendam o que os clientes querem e criem os espaços dentro do programa de necessidades que apresentam.

Uma característica bastante interessante desse novo consumidor da arquitetura é que são mais informados e exigentes. São profissionais de outras áreas, mas que entendem melhor o que é o trabalho do arquiteto e também contribuem trazendo ideias muito desafiadoras e, muitas vezes vezes, até inusitadas. Essa integração é o que chamamos de “projeto colaborativo”.

A ideia é ter maior entrosamento e envolver o cliente no processo, para criar espaços onde ele se sinta abraçado e vivencie novas experiências e momentos felizes. Tudo isso, é claro, alinhado às necessidades técnicas, funcionais e estéticas, utilizando materiais mais adequados, soluções diferenciadas e elementos arquitetônicos personalizados.

Para acompanhar esse processo, é importante que o arquiteto se mantenha sempre bem informado e se atualize, seguindo as tendências de mercado, do design, da moda, estudando e aperfeiçoando todo o seu repertório.

Visitar parceiros, fornecedores e lojas de confiança também é essencial para estar atualizado. A cultura do compartilhamento de informações, com postagens e fotos por todo lado, deixa ainda mais evidente a importância de superar as expectativas de quem contrata os nossos serviços. Afinal, um cliente satisfeito é o melhor agente disseminador do nosso trabalho, do escritório e dos profissionais.

* Por Roberta dos Santos Martins, da Tapume Arquitetura