Essa é uma das principais perguntas que rondam as cabeças dos pais, chegando a tirar o sono de muitos deles, por não saberem se estão agindo correta ou incorretamente. O acesso à internet cresce a cada minuto, e as crianças estão expostas a pessoas de má índole que podem se aproveitar da inocência delas.

Assim como na vida offline, é importante orientar sobre o que é bom ou não compartilhar. Jogo de cintura, criatividade e sensibilidade para lidar com a situação são fundamentais. Uma boa e delicada conversa a cada dia pode ser gratificante, mostrando alguns pontos positivos sem deixar para trás os perigos da internet .

Por meio do diálogo, devemos expor quais são as reais responsabilidades, o que deve ou não deve ser feito e, principalmente, quais as formas de proteção.
Um fator importantíssimo é que os pais comecem a conversar com a criança sobre os riscos da internet assim que ela entra no mundo digital, utilizando uma linguagem adequada para cada fase da infância. Cabe aos pais incentivar e desenvolver a confiança na criança, para que ela fique à vontade ao falar sobre qualquer tipo de situação que possa causar desconforto.

Trabalhando esses fatores desde a infância, a criança chegará à adolescência sabendo os pontos positivos e negativos da internet e terá mais facilidade em compartilhar com os pais, evitando omissão de algo que possa surgir durante suas navegações. Uma dica: os pais podem acompanhar a criança ou o adolescente nas redes sociais como “amigo”. Assim, conseguem ver o que eles compartilham publicamente e podem ficar atentos caso haja muita exposição.

Talvez o seu filho saiba bem mais do que você a respeito de um aplicativo e tenha mais habilidade para utilizar um dispositivo móvel . Outra dica é aproveitar-se dessas situações e estreitar vínculos com a criança ou adolescente, compartilhando conteúdos de interesse comum e conhecendo o que os filhos costumam acessar.

Um ponto alto da preocupação dos pais é com relação ao abuso sexual on-line. As recomendações de prevenção são muitas, mas, as mais importantes e que os pais devem ficar alertas são: evitar a superexposição nas redes, não fornecer dados pessoais, não publicar fotos com roupas íntimas e que exponham seus hábitos domésticos e, principalmente, não se relacionar com pessoas que não conhecem fora da rede.

Mantenham um diálogo mais aberto possível com seus filhos, colocando os prós e os contras da internet. Com certeza eles terão confiança em vocês e sentir-se-ão mais confortáveis em falar sobre qualquer coisa quando perceberem algo que possa ser perigoso ou arriscado. Confiem! Conversem!