A micropigmentação é um dos procedimentos estéticos mais procurados e recomendados para correções de falhas em sobrancelhas, aréolas mamárias, cicatrizes, vitiligo, lábios leporinos e couro cabeludo.Além de definir o contorno dos olhos e da boca, ela ainda trata estrias e melhora a textura da pele do rosto com o microagulhamento.

Diferentemente da tatuagem, essa micropigmentação é um implante de capa dérmica, diferenciado para cada região, que não ultrapassa a derme e tem durabilidade menor. Existem pigmentos e técnicas próprias para cada região, o que requer um profissional com conhecimento em colorimetria subcutânea, melanina, reconhecimento de pele e peso molecular de pigmento, além de equipamento e ambiente adequados para tais aplicações.

Atualmente, encontramos no mercado estético o que existe de mais avançado para deixar as sobrancelhas perfeitas, sem falhas, mais longas e com o aspecto natural. Esta área hoje é muito explorada por profissionais competentes e preocupados em encontrar os melhores resultados, deixando para trás a ‘maquiagem definitiva’ e dando lugar à moderna micropigmentação.

O desenvolvimento da área deu espaço para técnicas precisas e mais elaboradas, tornando possível preencher, melhorar as falhas e dar mais volume ou mais comprimento às sobrancelhas. Algumas das técnicas utilizadas, de acordo com as necessidades do cliente, são: Fio à Fio, Esfumada, Compactada, Shadow, Ombré, Pontilhado, Microblanding e 3D.

Nos últimos anos, tem sido bem comum a procura de ‘socorro’ para correção de sobrancelhas. Mulheres e homens com sobrancelhas azuladas, esverdeadas, acizentadas, vermelhas, laranjas, pretas-carvão, além dos que chegam na clínica com duas ou três sobrancelhas sobrepostas. É aí que entra a despigmentação, neutralização de cores e reformulação de formatos.

Existe salvação para todas as sobrancelhas, mas é importante que as pessoas se conscientizem de que é extremamente importante encontrar um local especializado e um profissional realmente preparado e qualificado.

Não aposte naquele profissional que oferece um “precinho”. Atualmente, esta área está sendo muito explorada, mas poucos se especializam de verdade. Então, busque o melhor. O bom trabalho vai lhe trazer um rosto mais descansado e mais rejuvenescido, e valerá o investimento.

* Por Andréia Brandão, micropigmentadora