Hoje em dia, com a quantidade de informações disponíveis sobre saúde, meio ambiente e a produção de alimentos, cada vez mais pessoas se motivam a fazer escolhas mais conscientes e acabam optando por adotar o vegetarianismo ou o veganismo.

Quem é vegano, além de seguir uma dieta sem carne, leite, ovos, mel e qualquer derivado de origem animal, também adota um estilo de vida que elimina qualquer produto que envolva animais em sua produção. Veganos não usam cosméticos e produtos de limpeza testados em animais, roupas com matéria-prima animal, não frequentam locais que exibem animais como fonte de diversão e não compram animais de estimação. É um compromisso em boicotar, na medida do possível, tudo que envolve exploração e sofrimento animal.

Somos impactados por causas ambientais, bandeiras ecológicas e afins a todo momento e, por isso, ser vegano ou vegetariano é ser atual.
Seguindo essa tendência, a Proplastik Produtos Naturais oferece opções diversas para quem segue esse estilo de vida – e também para quem tem interesse em diminuir o consumo de produtos de origem animal.

“Nos últimos dois anos, a procura por esses alimentos aumentou muito, e acreditamos que só tende a crescer mais. Além da diversidade de opções oferecidas pelo segmento, a alimentação vegana vem sendo amplamente divulgada na TV e na internet, com vídeos informativos e tutoriais de receitas muito saborosas e fáceis de fazer”, ressalta Ticiana Buono, gerante da loja Proplastik Produtos Naturais da Av. Pedro Lessa.

Quem opta por esse tipo de alimentação está buscando não só uma dieta, mas um estilo de vida no qual acredita de verdade e que lhe faz bem, não há desvantagens. Aliás, ser vegano estimula bastante a busca de informações sobre os alimentos e a atenção ao que ingerimos, o que traz uma série de benefícios.

Uma das dificuldades imaginadas por quem está entrando nessa onda é encontrar alimentos para substituir os que estão acostumados a consumir, mas o mercado está de olho nesse movimento e tem lançado todo tipo de produto para atender a esse público exigente. “Temos uma variedade de alimentos congelados, como steak, hambúrguer, linguiça e feijoada, além dos chocolates, cookies, salgadinhos e, claro, os produtos a granel para realização das receitas veganas e vegetarianas”, destaca Ticiana.

Ao mudar a alimentação, é normal que apareçam dúvidas, e o ideal é procurar ajuda profissional com um nutricionista para adequar a dieta à rotina e necessidades de cada um. Mas já adiantamos que dá para obter todos os nutrientes necessários para uma vida saudável fazendo as substituições corretas.

Castanhas e sementes, assim como leguminosas, podem fornecer tantos nutrientes quanto a carne. Nozes, avelãs, gergelim, feijões, lentilha e grão de bico são só alguns alimentos fáceis de encontrar que são ricos em proteína. O peixe, por exemplo, pode ser trocado tranquilamente por aspargos, brócolis, quinoa e semente de linhaça. “Caso o cliente precise de algo diferente, para necessidades específicas, como spirulina, cacau em pó 1005 ou petiscos de edamame, a Proplastik Produtos Naturais também tem”, aponta a gerente.

Ticiana também dá uma dica interessante para obter proteínas em uma alimentação baseada em vegetais. “Conhecido como ‘carne branca’, o coco é uma ótima fonte de proteínas. É um alimento completo, excelente substituto de carne, queijos, ovos e leite. Ele é rico em proteínas, gorduras, sais, carboidratos e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. É preferível que seja ingerido sempre in natura ou como ‘leite’”, explica.

Para aproveitar melhor todos os benefícios e nutrientes destes alimentos, é preciso consumi-los frescos e/ou bem acondicionados.

Na Proplastik Produtos Naturais, os produtos a granel chegam semanalmente para garantir o que há de melhor para os clientes. “Temos esse processo junto com nossos fornecedores por acreditarmos que alimentação saudável está ligada a qualidade e procedência de produtos e, principalmente, a estarem frescos”, afirma Ticiana.

Hambúrguer de grão de bico

Ingredientes:
– 4 xícaras de grão de bico
– 1 cebola média
– 1 xícara de aveia em flocos triturada no liquidificador ou farinha de aveia
– água filtrada
– azeite a gosto
– sal a gosto

Preparo:
Coloque o grão de bico de molho em água fervente por, pelo menos, três horas.
Escorra o grão de bico.
Cozinhe na pressão por 30 minutos.
Escorra novamente e, em uma panela, refogue a cebola picada no azeite, até dourar.
Acrescente o grão de bico e frite um pouco.
Acrescente o sal e triture com um mixer.
Acerte o sal e espere esfriar.
Acrescente a aveia, até dar o ponto.
Modele os hambúrgueres.
Embale um a um e armazene no congelador.
Para consumir, retire cada unidade do congelador e aqueça imediatamente.