Este dilema costuma estar bastante presente nos pacientes que querem realizar algum tipo de procedimento estético para embelezamento ou reparação de algo que esteja em desarmonia com seu rosto ou corpo.

Muitos pacientes procuram o consultório dermatológico por motivos estéticos, e sempre pairam a dúvida e o questionamento sobre realizar o tratamento proposto pelo dermatologista ou submeter-se a um procedimento cirúrgico.

Devemos orientar este paciente que o tratamento cirúrgico requer anestesia de pequeno a grande porte, dependendo da área a ser tratada, requer tempo de repouso pós-cirúrgico e seus resultados são, em geral, duradouros. Do outro lado estão os tratamentos dermatológicos, que podem precisar de anestesias tópicas ou de pequeno porte, em geral não requer repouso pós-procedimento e os resultados duram, em média, meses ou poucos anos.

Os tratamentos mais procurados no consultório dermatológico, além de peelings e toxina botulínica, têm sido os preenchedores, sendo que o ácido hialurônico é o mais comum.

Com este produto conseguimos fazer pequenas correções:

No nariz: disfarçar pequenas imperfeições do dorso nasal e levantamento da ponta.

Nos lábios: equilibrar a proporção entre lábio superior e inferior, melhorar o contorno e suavizar rugas que se formam no lábio superior.

No queixo: melhorar a projeção de queixos pequenos, suavizar a queda e a perda da definição do arco mandibular.

Para olheiras: suavizar o degrau existente entre a pálpebra inferior e as bochechas, preenchendo o local com um tipo de ácido hialurônico mais fluído para obter um resultado estético mais natural.

Para celulite: algumas áreas apresentam depressões importantes, que podem ser tratadas com aplicação do ácido hialurônico para tentar obter a elevação desta área e melhorar a estética da região.

Enfim, são muitas as possibilidades. Não existe tratamento melhor ou pior, e sempre deve ser levado em conta o risco de reações adversas, complicações e diferentes resultados para cada indivíduo.

Ao buscar um procedimento estético, procure informações sobre os procedimentos e sobre o profissional escolhido, por meio dos sites do Conselho Regional de Medicina, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Sociedade Brasileira de Dermatologia.