Buscar saúde e qualidade de vida já virou rotina para muita gente, mas nem sempre sabemos o melhor caminho para atingir esses objetivos. Pensando em oferecer os meios para isso, combinados com alívio da dor e performance esportiva, a Clínica Allevo se reinventou e agregou ainda mais serviços, agora como Instituto Allevo.

O instituto nasceu há cerca de cinco meses, fruto do comprometimento com a saúde de dois casais que eram amigos e tornaram-se sócios. Atef Yassin Neto (quiropraxista) e Roberta Yassin (gestora) uniram seus talentos com os de Thales Sugahara Moitinho (fisioterapeuta e gestor) e Fábia Becker Pasquini Sugahara (médica).

Atef e Roberta já era proprietários da Clínica Allevo, onde ofereciam os serviços de quiropraxia, Pilates e liberação facial. Além disso, o quiropraxista ainda ministra aulas e cursos em algumas pós-graduações pelo país. Thales fazia gestão de fisioterapia em homecare e Fábia realizava plantões em pediatria enquanto concluia sua especialização em medicina esportiva e performance. Essa experiência multidisciplinar foi essencial para a decisão de iniciar um novo empreendimento juntos.

“Nos reunimos com o intuito de ampliar os serviços já existentes na Clínica Allevo, oferecendo novas vertentes da fisioterapia e agregando a medicina e nutrição, em uma clínica voltada para performance, saúde e prevenção. Decidimos manter o nome ‘Instituto Allevo’, mas agora com uma proposta inovadora”, conta Fábia Sugahara.

Um dos diferenciais do Instituto Allevo é a importância dada ao atendimento individualizado, humanizado e de qualidade, com profissionais treinados e capacitados para tal. “O paciente é único e recebe um tratamento diferenciado, em um ambiente agradável e bem equipado. Queremos que cada paciente se sinta especial”, destaca a médica.

Com isso, conquistaram um público variado em busca de tratamento ou de mais saúde e qualidade de vida. Por lá passam desde atletas profissionais e amadores até pessoas idosas, incluindo crianças e adolescentes. “O público tem reagido de maneira positiva, aderindo aos tratamentos e curtindo muito o ambiente agradável e leve da nossa clínica”, diz Fábia.

Dentre os serviços oferecidos estão quiropraxia, liberação miofacial, fisioterapia convencional, RPG, Pilates, nutrição e medicina voltada para performance, área procurada por atletas profissionais e amadores que buscam melhora de resultados, manutenção da saúde ou tratamento de lesões.

“Diferentemente do que se imagina, essa área também atende o paciente sedentário ou ativo, obeso ou não, que está em busca de qualidade de vida, por meio da mudança de hábitos, perda de peso ou aumento de massa magra”, ressalta Fábia. “Portanto, é uma especialidade indicada para qualquer pessoa, de qualquer idade, que queira atingir esses objetivos”, completa.

Por ter formação em Pediatria e na área de performance e saúde esportiva, Fábia oferece um atendimento diferenciado para crianças e adolescentes – atletas ou não – visando tanto a melhora na qualidade de vida quanto na performance do esporte que praticam.

Dra. Fábia Sugahara

“Tudo se inicia com uma avaliação de composição corporal através de antropometria pelo método ISAK, um padrão internacional. Daí partimos para avaliação de exames laboratoriais e verificamos a necessidade de dietas específicas, balanceadas e não restritivas. Trabalhamos na conscientização da importância da prática de atividades físicas e iniciamos suplementação de prebióticos, probióticos, vitaminas e sais minerais”, explica a médica.

Segundo Fábia, a obesidade não é só uma questão estética, mas principalmente de saúde. “Crianças obesas se tornam adultos obesos. E a obesidade está relacionada à resistência insulínica, podendo levar ao diabetes tipo 2, que causa sérios problemas”. Além disso, a obesidade se relaciona a um aumento na chance de eventos cardiovasculares na idade adulta, o que reflete a importância de se iniciar o tratamento ainda jovem.

Em adultos, o paciente geralmente se apresenta em um estado de inflamação sistêmica. E ainda devemos nos lembrar das desordens hormonais que corroboram com a piora desse estado inflamatório e dificultam a perda de peso.

O tratamento desse paciente visa o equilíbrio dos sistemas fisiológicos, por meio de dieta, prática de atividade física, melhora na qualidade do sono e regulação hormonal.

“Para isso, após análise dos exames, usamos dietas específicas, medicações nutricêuticas e fitoterápicas, suplementação de vitaminas e sais minerais, probióticos e prebióticos e, se necessário, medicações para tratamento coadjuvante”, aponta a médica, que tem como princípio utilizar essas medicações somente quando necessário e pelo mínimo de tempo possível.


Instituto Allevo. R. Alfredo Porchat, 55 – Santos. Tel: (13) 4141-4222 / (13) 98846-0084