Com a crescente exigência da estética nos dias de hoje, muito se fala sobre harmonia e simetria em estética facial. A harmonização facial vem se tornando uma aliada do cirurgião-dentista, criando melhor harmonia em todo o rosto e garantindo um resultado muito mais amplo.

A harmonização facial consiste em uma série de procedimentos que visam melhorar a estética, dentre eles, os mais comuns são: bichectomia, toxina botulínica, preenchimento facial e lipoescultura de papada.

Bichectomia: procedimento muito comentado e que remove uma pequena parte do acúmulo de gordura na região das bochechas. Não é indicado apenas pela função estética, mas também para quem tem problemas de morder as bochechas com frequência ao mastigar. É um procedimento cirúrgico de pequeno porte, realizado no consultório com anestesia local.

Toxina botulínica: atua paralisando a musculatura e suavizando as marcas de expressão. O produto dura de três a seis meses no rosto e é indicado para marcas de expressão na testa, glabela (aquelas rugas entre as sobrancelhas) e para amenizar os famosos “pés de galinha’’.

Preenchimento facial: a substância mais usada para este procedimento é o ácido hialurônico, principalmente no contorno e volume labial para corrigir lábios com perda de volume e sem contorno. Também é utilizado no preenchimento orbitário inferior (tratamento para olheiras), na modelação nasal (disfarçando ossos salientes e dando a impressão de um nariz mais fino), modelação malar (aumentando as bochechas e dando o “efeito blush”), na correção da depressão formada pela proeminência do malar e da mandíbula.

Além disso, o preenchimento facial também corrige rugas próximas a região da boca (bigode chinês), sulcos nasolabiais (marcas de marionete) e reduz marcas de expressão, atuando na função muscular.

Lipoescultura de papada: procedimento realizado com a aplicação do ácido deoxicólico, que ajuda o organismo a absorver gorduras. O tratamento pede de três a seis sessões com intervalos de 15 a 30 dias entre elas.

Enfim, são várias as técnicas para a obtenção de uma harmonia da face. O importante é que antes seja feita uma avaliação criteriosa do rosto, sorriso e marcas de expressão do paciente, para saber quais técnicas deverão ser aplicadas para obter-se um rosto mais harmônico.

* Com a colaboração do Dr. Fábio de Nardo, dentista (CRO 45957)