O contínuo aumento do sobrepeso e da obesidade tem sido credenciado aos maus hábitos, como má alimentação e sedentarismo, e a falta de tempo é uma das principais justificativas para a inatividade física. Notamos, então, que as estratégias nem sempre se adaptam ao modelo de vida das pessoas, e isso pede soluções práticas e funcionais.

O exercício aeróbio continuo de baixa a moderada intensidade, como caminhada e corrida, é a recomendação mais comum para a perda de peso e emagrecimento.

Mas, esse tipo de exercício pode não atender ao perfil de quem não tem muito tempo, por exigi-lo na execução (30 a 60 minutos, por exemplo). Ou ainda, ser um fator de desmotivação, por parecer uma atividade monótona e sem muitas variáveis.

Uma alternativa interessante é o treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT (High Intensity Interval Training, em inglês). Com curta duração, ele é utilizado há tempos por atletas para melhorar o desempenho.

Nos últimos anos, muitos estudos foram conduzidos para evidenciar os benefícios do HIIT no processo de emagrecimento, principalmente por ser uma atividade de curta duração. Esse modelo consiste em um treino curto variando estímulos de alta intensidade intercalado com estímulos de baixa intensidade ou mesmo pausas.

Estudos realizados com o HIIT apresentam resultados positivos em relação ao emagrecimento, apontando uma boa relação tempo-eficiência, além de se mostrar altamente motivacional por sua característica dinâmica.

O exercício físico, juntamente com a reeducação alimentar, vem sendo utilizado como a principal ferramenta não medicamentosa nos programas de emagrecimento. Destaca-se no modelo HIIT a promoção de um Consumo Excessivo de Oxigênio Pós Exercício (EPOC) durante a recuperação ao longo do dia, elevando os níveis de oxigênio para o reestabelecimento dos processos metabólicos.

Adicionalmente, após uma sessão de HIIT, o Quociente Respiratório (QR) apresenta valores abaixo dos basais, indicando maior oxidação de gordura. Por fim, os achados na literatura evidenciam que o HIIT é uma boa estratégia para a redução da gordura corporal, com destaque para a relação tempo-eficiência.

Lembrando sempre que todo exercício físico deve ser dirigido por um profissional de Educação Física, principalmente se tratando de um modelo de alta intensidade.