Nesse livro, os personagens são jovens vivendo em mundos paralelos e em situações que funcionam como metáforas para temas atuais e universais. Numa cidade praiana, que pode ser Santos ou qualquer outra, os jovens acordam infectados com uma misteriosa doença: perderam a capacidade de imaginar, de ter desejos, de criar, de acreditar em si mesmos e não conseguem mais enfrentar frustrações. Os adolescentes Lucas e Ana são os narradores desses fatos e passam a viver nesse dia em universos paralelos, que dão origem a histórias diferentes no espaço-tempo, em mundos medonhos e sombrios.


Metáforas para temas atuais como depressão, poluição, destruição do meio ambiente, loucura, drogas e inclusão garantem a atualidade da obra, convivendo com fatos históricos, como a Primeira Guerra Mundial, o Holocausto brasileiro, como é chamado o Hospital Psiquiátrico de Barbacena, e momentos da Mitologia.

 


A ideia para a obra surgiu dos questionamentos da autora: “Meus temas são sobre questões que me incomodam na realidade e que eu quero mudar; refletem um pouco e complementam as minhas ações como cidadã, mulher, educadora e psicóloga. Escrevendo, fazendo palestras e intervenções em vários locais e meios, eu posso me comunicar e dar voz a outras pessoas que não são vistas ou ouvidas, cujos dramas cotidianos estão aos nossos olhos, mas não são percebidos”.

Trilha Sonora On-line
A força da música aparece com uma playlist preparada especialmente para acompanhar os sentimentos e as emoções dos personagens ou das situações em cada capítulo, para que os leitores mergulhem no universo das várias narrativas que perpassam a obra.

O lançamento será dia 26/03, a partir das 18h30 e até 21h30, no Auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília, Rua Cesário Mota, 8, 4º andar.

Toda a renda dos direitos autorais da autora será para entidades beneficentes.

Sobre a autora

Lucia Teixeira é Mestre e Doutora em Psicologia da Educação, educadora, psicóloga e escritora. Foi indicada ao prêmio Jabuti e recebeu outros relevantes prêmios.

Caminho para ver estrelas integra a trilogia do Tempo, formada pelos infanto juvenis Tudo é possível – incrível  viagem no tempo e O segredo da longa vida (o primeiro infantil brasileiro traduzido para o japonês), adotados por escolas em todo o País. Suas pesquisas sobre o Ensino Superior embasaram o Plano Nacional de Educação. É presidente do Colégio e Universidade Santa Cecília (Santos–SP) e diretora do Sistema Santa Cecília de Comunicação – Rádio e TV Educativas.