Inaugurada em 1967, a Cantina Liliana fez parte de muitos momentos especiais das famílias santistas. Ao longo desses mais de 50 anos muita coisa mudou, mas a essência da casa continua a mesma: servir comida boa em um ambiente acolhedor.

Tudo começou com o casal Carlo e Liliana Gonelli, que imigraram de Firenze, na Itália, para o Brasil na década de 50. Quando chegaram aqui, abriram um restaurante no bairro do Bixiga, em São Paulo, mas eventualmente conheceram Santos e se apaixonaram pela cidade. Aqui, abriram a Cantina Liliana, mas após três anos decidiram voltar para a Itália e vender o restaurante para os garçons Carlos e Julio, na esperança de que a tradição de qualidade e atendimento fosse mantida.

“Eles chegaram a cogitar a mudança de nome, mas optaram por manter o nome da fundadora como uma homenagem à família que deu a oportunidade de vida a eles, de deixarem de ser garçons e se tornarem donos do próprio negócio”, conta Deborah Rodriguez Cunha, sócia proprietária do restaurante.
Nos últimos 30 anos, a casa está sob o comando de Hélio Brienza Cunha, genro de Julio, que assumiu o negócio quando o sogro se aposentou e foi o responsável por iniciar o processo de “profissionalização” das operações do restaurante, com controle de comandas e implementação do delivery, por exemplo. Ele também idealizou o Liliana Pasta e Pizza e reinaugurou, junto com os filhos Deborah e Leandro, a tradicional cantina em um novo endereço no Canal 3.

Leandro é engenheiro civil e começou a participar dos negócios da família durante as obras do Liliana Pasta e Pizza do Shopping Pátio Iporanga, enquanto Deborah, publicitária e radialista, começou trabalhando no marketing da cantina a pedido do irmão e hoje também cuida do financeiro. Leandro comanda também todas as operações de distribuição e do restaurante do Canal 3, além de tocar as obras e reformas. “Nosso pai é o diretor presidente e o responsável pelas compras, ele faz questão de saber quanto custa absolutamente tudo!”, diz Deborah.

A mudança de endereço e o término da antiga sociedade não foram um processo fácil para a família, mas Deborah conta que foi a realização de um sonho. “Construímos um restaurante praticamente do zero, fazendo as coisas da forma que a nossa família realmente acredita. Junto com a marca vem a história da nossa família, nossas crenças, princípios e valores”.

O novo espaço trouxe, além de novos ares, a possibilidade de fazer coisas novas, como um espaço dedicado para eventos – um segmento que Deborah sempre teve vontade de explorar – e o almoço executivo com preço único.

Tanto tempo de experiência na Cidade dá uma visão de mercado bem ampla para os sócios da cantina. “De quatro anos pra cá, vivemos um cenário de consumo bem diferente, com clientes mais exigentes e críticos e com um valor menor para consumo. Apesar disso, ou pela correria do dia a dia, ninguém quer deixar de sair para comer fora”, explica a empresária. “Isso exigiu uma mudança na forma de servir. Os pratos executivos foram essenciais para manter o público de todo dia, por exemplo”, completa.

Sem contar a evolução do cenário gastronômico santista, onde a concorrência cresce com restaurantes cada vez mais modernos e de alto padrão. “Isso faz a gente se reavaliar todos os dias e ir em busca de novidades nas combinações dos pratos, investimento e material humano e tecnológico para servir sempre algo melhor e adequado ao novo tempo. O clássico e tradicional é parte do nosso histórico, mas só com isso não atrairíamos novos olhares, de um público mais jovem, mais antenado e mais exigente!”, aponta Deborah.

Uma dessas modernizações foi a abertura da Liliana Pasta & Pizza, que tem unidades em shoppings de Santos, São Vicente e Praia Grande. A sócia proprietária conta que o projeto nasceu há 10 anos. “Era um sonho de 20 anos atrás do meu pai, que acreditava que os shoppings teriam grande potecial para uma alimentação rápida fora do lar e poderia ser uma nova forma de atender o nosso público em outro momento, de outra maneira, com pratos individuais com o ticket médio mais baixo e mais acessível ao dia a dia”.

A visão empreendedora de Hélio – e agora dos filhos – rendeu bons frutos e conquistou o público. Deborah explica que a Cantina Liliana não vende apenas comida, mas também bons momentos, já que muitas pessoas se reúnem no restaurante para celebrar algo e transforma o local em uma referência de boas lembrancas. “Esses clientes se tornam nossos amigos, pois acompanhamos muitas fases e etapas da vida dessas pessoas: formaturas, casamentos, nascimentos dos filhos, aniversários… É uma relação muito gostosa e é gratificante fazer parte da vida de tantas pessoas”.

Cantina Liliana
Av. Washington Luís, 302 – Santos
Delivery/reservas: (13) 3233-7374
Instagram: @cantinaliliana