Engana-se quem acredita que a escola de Educação Infantil é só um lugar para a criança passar tempo, brincar ou ficar enquanto seus pais trabalham e que investir nisso é desperdício. É nessa fase que a criança começa a experimentar o mundo fora do núcleo familiar, faz novos amigos, aprende a conviver com diferenças e faz descobertas em todas as áreas do conhecimento.

É quando os alicerces da personalidade e do conhecimento são construídos, e estímulos motores, afetivos e sociais devem ser ofertados à criança para uma vida mais harmoniosa e feliz. Os pequenos precisam ser estimulados para incentivar o aprendizado e despertar a curiosidade.

É claro que crianças com menos de seis anos brincam na escola, mas é uma brincadeira orientada. Não se trata exclusivamente de distraí-las, mas de aproveitar a ludicidade para promover o desenvolvimento. Quando a criança brinca com massinha de modelar, jogos de encaixar ou quebra-cabeças, a coordenação motora fina é trabalhada.

Ao correr, brincar de pega-pega, morto-vivo e subir ou descer degraus, ela está desenvolvendo sua motricidade ampla. É através das brincadeiras de faz de conta, bonecas, carrinhos e jogos que a criança desenvolve a capacidade de expressão e comunicação, psicomotricidade, desenvolvimento cognitivo e internaliza o conhecimento, além de propiciar a troca de afeto, ampliação do vocabulário, interação e exposição das emoções.

Neste contexto, o brincar na Educação Infantil proporciona à criança estabelecer regras, contribuindo com a integração do indivíduo na sociedade. As atividades desenvolvidas em uma escola de Educação Infantil têm razões pelas quais são aplicadas, melhorando o desenvolvimento da criança.

A vontade de aprender e a curiosidade podem ser despertados com a utilização de recursos lúdicos por parte do professor, que consegue identificar capacidades e dificuldades em cada aluno. Em sala de aula, além de promover conhecimento, os recursos lúdicos são necessários para uma formação integral e globalizada.

Deste modo, a criança resolve conflitos e hipóteses de conhecimento enquanto desenvolve a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, fazer-se entender e demonstrar opinião.

Uma Educação Infantil que siga os “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Infantil” é garantia de qualidade de atendimento, pois estes indicam as capacidades a serem desenvolvidas pela criança: físicas, cognitivas, ética, estética, afetiva, de relações interpessoais, de inserção social e as especificações de cada uma delas.