Sabia que é possível amenizar ou estimular sentimentos usando cores? Desde as civilizações antigas, acredita-se no uso físico e psíquico das cores. Era comum utilizá-las em forma de luz para alcançar o que chamamos de “harmonização dos chackras”, tratando sintomas e doenças.

Na Cromoterapia, acredita-se que saúde e doença são fatores determinados por um ‘grau de harmonia’ entre corpo, mente e interação com o meio ambiente. Cada cor carrega uma vibração e uma capacidade terapêutica que é utilizada para ativar esta harmonia. Cada chackra, segundo a medicina ayurvédica, corresponde a um órgão e setor espiritual.

Há o Chackra Primeiro (Básico), que fica no início da espinha dorsal e corresponde à cor vermelha. Esta é uma cor que transmite muita energia, aguça o raciocínio e traz vitalidade. Se usado em excesso, pode causar agitação e estresse.

O Chackra Segundo, (Esplênico), é representado pelo laranja e fica no baixo abdômen. Laranja representa otimismo e sexualidade, então quando bate uma deprê ou má vontade, ele pode te ajudar com uma injeção de ânimo.

E falando em ânimo, o Chackra Terceiro (Plexo Solar) ajuda a mandar o baixo astral pra longe. Representado pela cor amarela, localiza-se na região alta do abdômen e atua no sistema nervoso central, diminuindo ansiedade e estresse e dando disposição para um dia de trabalho.

Na sequência, temos o Chackra Quarto (Cardíaco), representado pela cor verde. Localizado na região do coração, ativa sentimentos de harmonia, paz e equilíbrio. Por isso, também pode ser ótimo no décor.

O Chackra Quinto (Laríngeo), fica na região da garganta, onde está concentrada a capacidade de comunicação. Para ativá-la, usamos o azul claro. Bom para aquela reunião importante ou quando precisamos ter uma conversa decisiva.

Outro tom de azul representa o sexto Chackra (Frontal). É o azul índigo, que auxilia os sentimentos de perdão, compaixão e entendimento. Útil em momentos de ânimos alterados, equilibra emoções impulsivas e acalma pensamentos. Mas, exagerar na dose pode provocar desânimo e depressão.

Por último, temos o Chackra Sétimo (Coronário) no topo da cabeça, que capta e emana energias. Representado pela cor violeta, está voltado para a espiritualidade, transmissão de energias e ideias. Acredito que o Violeta deveria ser usado sempre, junto com outras cores, pois somos energia e essa troca diária é tão importante. Abuse do violeta nos looks, na make e no ambiente, sempre que possível.