O universo da beleza está contagiando os homens dia após dia. Hoje, eles se preocupam com cabelos, barba, rosto, corpo e até com as unhas. Incluíram em suas agendas idas ao dermatologista, esteticista, manicure, pedicure e outros profissionais envolvidos para ficar com tudo em dia!

Nos anos 90, um em cada cem homens admitia realizar algum procedimento estético ou cosmético. Hoje, eles estão entre 20 a 30% das consultas dermatológicas nas grandes cidades do Brasil. No geral, os homens querem procedimentos efetivos, rápidos, sem necessidade de repouso e que mantenham a naturalidade, sem feminilizar os traços.

As principais queixas estão relacionadas ao cabelo, como queda capilar, calvície e dermatites de couro cabeludo.
Em segundo lugar, os temas relacionados ao rosto, incluindo oleosidade da pele, cicatrizes de acne, olheiras, rugas da testa, pés-de-galinhas e sulcos e depressões faciais, como o ‘bigode chinês’.

Para acompanhar este cenário, temos visto aulas e palestras em congressos dermatológicos sobre como adaptar todos os procedimentos estéticos para a beleza masculina, incluindo a prescrição de medicações tópicas e orais que agradem ao perfil masculino e que tenham resposta rápida para queixa relatada no consultório.

Antes, o estudo da beleza e do envelhecimento se concentrava no rosto feminino, e a mídia e o marketing estético eram mais direcionados às mulheres. Por isso, a maioria dos pacientes masculinos não sabe dos procedimentos cosméticos disponíveis para eles. Então, necessitam de maior esclarecimento sobre as opções e tratamentos possíveis, tendem a ser mais questionadores na consulta e não toleram efeitos colaterais, nem tempo de inatividade após os procedimentos.

Além disso, homem está recebendo mais pressão para continuar jovem por mais tempo, tanto no ambiente de trabalho quanto no social.

As variações anatômicas entre os gêneros também resultam em diferenças no envelhecimento. Por exemplo, os homens em geral têm rugas mais profundas e severas, exceto na região perioral (ao redor do lábio). Porém, não querem modificações extremas no seu semblante, e gostam de resultados rápidos e naturais.

Não importa a idade, os homens atuais estão mais exigentes e antenados com este universo da vaidade masculina. Então, não perca tempo, converse com um médico especialista e conheça os possíveis tratamentos para você!