A avaliação do fundo dos olhos faz parte da rotina da consulta oftalmológica. Por meio de oftalmoscópios, o médico consegue visualizar o polo posterior do olhos e avaliar o nervo óptico, os delicados vasos arteriais e venosos e a retina, que é a rede de fibras e células nervosas que transforma luz em impulso nervoso para ser interpretado pelo nosso cérebro – o que chamamos de visão.

Vários outros aparelhos conseguem detalhar o fundo do olho através de fotos simples, contrastadas com corantes, ultrassons ou tomografias especiais (OCT), separando as diversas camadas da retina, medindo a espessura, analisando tumores, hemorragias e inflamações, entre outras coisas.

O fundo dos olhos pode sofrer muitas alterações por doenças próprias dos olhos ou secundárias. Nele podemos analisar, por exemplo, a gravidade e o tempo de doença do diabetes e da hipertensão, por causa das alterações em microvasos, hemorragias, depósitos de substâncias anormais e edemas.

Se você faz um exame de glicemia e descobre que está com uma taxa altíssima de açúcar no sangue e é diagnosticado com diabetes, surge a pergunta: há quanto tempo está assim? Se o seu fundo de olho estiver normal, significa que, apesar da doença existir, não houve tempo ainda para causar lesão na microcirculação.Dessa forma, outros orgãos também não devem ter sofrido esse tipo de lesão.

Ao contrário, se houver uma retinopatia acentuada, além do risco direto à visão, retrata o sofrimento da microcirculação como um todo. O mesmo pode ser dito com relação à evolução da hipertensão arterial. Várias outras doenças podem dar seu primeiro sinal no fundo dos olhos, como toxoplasmose, leucemias, HIV, esclerose múltipla, tumores cranianos, doenças reumáticas, vários tipos de infeções, tuberculose, sífilis e anemias.

Além das condições sistêmicas, é grande o número de doenças próprias do globo ocular que podem ser detectadas com esse exame, como descolamento de retina, degenerações da área nobre da visão (mácula), obstruções venosas e arteriais, glaucomas, doenças hereditárias, tóxicas e traumáticas.

Em pacientes portadores dessas doenças é imprescindível que o exame de fundo de olho seja realizado rotineiramente, para um acompanhamento adequado do caso.

E você, já fez esse exame? Aquele seu parente ou amigo próximo que sofre com essas condições tem feito o controle com frequência? Prevenir e controlar as doenças precocemente é a melhor forma de manter a boa saúde! Consulte sempre um oftalmologista e estimule seus entes queridos a fazerem o mesmo!