A busca pelo sorriso ideal é um caminho percorrido por muitos dos nossos pacientes, e uma das opções de tratamento disponíveis para oferecer esse resultado é o uso dos aparelhos ortodônticos.

É exatamente nesse momento que nos deparamos com a resistência que algumas pessoas apresentam em usar os tradicionais braquetes metálicos colados aos dentes.

Também oferecemos opções para atender a esse público, indicando o tratamento que utiliza braquetes cerâmicos ou alinhadores ortodônticos estéticos.

Os alinhadores estéticos são placas transparentes e removíveis que se encaixam confortavelmente nos dentes e são visualmente muito mais discretos que os braquetes metálicos.

As principais vantagens em relação aos aparelhos fixos é a maior facilidade para higienizar e a ausência de fios ou metais que podem machucar a boca, além de não interferirem na fala e permitirem que os pacientes comam sem restrições.

Os alinhadores ortodônticos estéticos são indicados para tratar muitos problemas de mordida, como dentes espaçados ou apinhados, mordidas abertas dentárias e mordidas cruzadas ou profundas.

O processo para obtenção dos alinhadores se inicia com a realização de documentação ortodôntica com exames radiográficos, fotos intra e extraorais e confecção de moldagem ou escaneamento digital para obtenção de uma cópia perfeita dos dentes, o que garante o encaixe perfeito da placa.

A partir desses passos, dá-se início a um planejamento virtual, que prevê como e quando o caso será finalizado, com a quantidade de placas que devem ser confeccionadas.

Em geral, o uso recomendado do alinhador estético é de 22 horas por dia, limitando a remoção das placas apenas durante a alimentacão. A troca da peça deve ser feita, em média, a cada 15 dias, dependendo da avaliação do profissional.

Os ortodontistas habilitados ao uso dos alinhadores estéticos precisam ter a sensibilidade de reconhecer que, por diferentes razões, muitas pessoas não podem usar aparelhos fixos aos dentes.

Esses profissionais, entretanto, também saberão orientar seus pacientes quanto às melhores indicações para cada técnica.

* Com participação da Dra. Sabrina B. Rossi, ortodontista (CRO 75350)