É como costumamos dizer: o ano só começa depois do carnaval! Passadas todas as festas de final de ano e o carnaval, é agora que vem o drama real.

Quais foram os “estragos” de toda essa farra na nossa saúde? E o mais importante, como recuperar tudo isso?

Durante a folia, é comum deixarmos alguns pontos importantes de lado, como a alimentação, hidratação, atividade física e até mesmo o descanso correto.

Acordar cedo, dormir tarde, comer mal e ingerir bebidas alcoólicas foi a rotina de muita gente nos últimos meses. Então, agora é a hora de ajudar o corpo a se recuperar para voltar à vida normal.
O cansaço e a preguiça depois das festas é natural, mas vamos sair da inércia e voltar para uma vida mais saudável e equilibrada?

Aqui vão algumas dicas preciosas para tudo voltar ao normal:

Descansar a mente
Depois de curtir muito, seu corpo precisa descansar. Separe o último dia para ter uma boa noite de sono, acorde, respire fundo e passe pelo menos uns 10 minutinhos meditando ou pensando em coisas boas. Assim você pode se recuperar e se preparar para a semana que vem pela frente.

Hidrate-se e faça refeições leves
Repor os líquidos e os nutrientes que foram perdidos nesse período é muito importante. Beba muita água! O chá de casca de abacaxi com hortelã e gengibre é um exemplo de um ótimo diurético, além de melhorar a parte digestiva. Água de coco e sucos com frutas e verduras (sem coar) auxiliam na limpeza do organismo.

Coma muitas frutas in natura, especialmente abacaxi, melancia, melão, pêssego e kiwi, que possuem grande quantidade de água e nutrientes importantes que reforçam o sistema imunológico.

Opte também por pratos mais coloridos, com alimentos integrais, muitas folhas cruas e legumes.

Atividade física
Se você ficou só na folia até agora, é hora de retomar os exercícios. Mas, com cuidado e sem exageros. Comece com treinos mais leves e sempre sob orientação de um educador físico, para que não haja um desgaste desnecessário e uma recuperação inadequada.

Mudando atitudes e balanceando prioridades você vai longe. Bom “começo de ano” a todos!