O mercado de consórcios registra índices de crescimento frequentes. Segundo balanço da Porto Seguro, o número de clientes ativos no Brasil em dezembro cresceu 6% em 2018, em relação ao mesmo mês de 2017. Na Porto Seguro Litoral Paulista, os números superaram as expectativas e ultrapassaram as médias nacionais: foram mais de 20% de aumento no balanço dos dois últimos anos.

Para o gerente da Sucursal, Hermano Dreux, os números são positivos porque o consórcio permite algumas facilidades que outros produtos não possuem. “É mais vantajoso e econômico do que outras opções disponíveis. É como uma poupança e ajuda pessoas que não conseguem guardar dinheiro, mas precisam. Acima de tudo, é um investimento seguro, com contemplação garantida. É um investimento de longo prazo”, explica Dreux.

Por ser um investimento planejado e inteligente, essa modalidade oferece inúmeras possibilidades para o uso do crédito, que vão desde cotas para compra de automóveis e motocicletas, veículos pesados, terrenos, imóveis, realização de reformas, entre outros. Para aproveitar o investimento ao máximo, é preciso acompanhar o status do grupo e conhecer as opções à disposição.

Dreux acredita que para esse ano os resultados devam permanecer. “Os consumidores, diante da crise, estão buscando investimentos mais seguros e planejados, como o consórcio, que tem a vantagem de não cobrar os altos juros de um financiamento”, afirma o executivo.

Plínio Ganev, da Ganev Corretora de Seguros, explica que o consorciado pode aumentar suas chances de contemplação ofertando lances durante a vigência do grupo, “este pode ser fixo, livre ou embutido, a depender da modalidade adquirida pelo cliente”, complementa. Na base de clientes da Porto Seguro, 72% das contemplações foram resultados de lances ofertados.

Ganev também reforça a importância de estar sempre atento às assembleias mensais, que podem acontecer on-line ou presenciais, para saber os resultados do sorteio e lances, além de manter os dados de cadastro atualizados. Após a contemplação, o cliente deve entender as opções que possui para a aplicação do crédito, sempre atento à modalidade à qual aderiu.

“O investidor pode ainda optar por não retirar seu crédito na hora e deixá-lo rendendo junto à administradora, que aplica o recurso em fundos de investimento. Conhecer esses detalhes faz toda a diferença na hora de se planejar para investir. Por isso, procurar um profissional especializado é sempre a melhor opção”, completa Ganev.