Além de preservar comidas típicas das tribos, a gastronomia na África do Sul foi influenciada pela culinária asiática e europeia.

O churrasco, que eles chamam de braai, é muito tradicional, já que os sul-africanos apreciam carnes, inclusive as de caça, que vão do frango às carnes mais exóticas, como carne de avestruz e de Kudu. A proteína é a estrela, e o carboidrato entra sempre em segundo plano.

O biltong é uma forma de carne seca, temperada e curada, onde diversos tipos de carne são utilizados em sua produção, como carne bovina, de caça, carneiro e de avestruz. Encontra-se com ou sem pimenta e é servida como aperitivo.

Os sul-africanos gostam muito dos molhos fortes e o tradicional chakalaka sempre se faz presente, como acompanhamento do prato principal. É uma mistura de vegetais apimentados: cenouras, pimentões verdes, cebola, vinagrete e pimenta.

Na Cidade do Cabo, a principal culinária unclui peixes e frutos do mar, e lá encontramos restaurantes de vários países: franceses, italianos, indianos, chineses, indonésios e malaios.

Dentre as sobremesas, o pudim de malva é minha favorita. Na versão original, leva geleia de damasco e é servido com molho de creme quente ou sorvete.

É um pudim muito saboroso e você pode ajustar a receita para ficar mais ou menos doce, e até incluir vinho Malvasia (grupo de vinhos da região do Mediterrâneo, Ilhas Baleares, Canárias e da Madeira), conhaque ou xerez no molho.

Pudim de Malva

2 ovos
2 colheres de sopa de geleia de damasco
250 ml de leite
170 g de açúcar mascavo
250 g de farinha de trigo
1 colher de chá de bicabornato de sódio
½ colher de chá de sal
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de vinho do Porto
Para a calda:
150 g de açúcar demerara
225 ml de leite
150 ml de creme de leite fresco
1 colher de sobremesa rasa de manteiga
1 colher de chá de baunilha

Bata os ovos e o açúcar e acrescente a geleia de damasco. Bata e reserve.
Em outro recipiente, misture a manteiga derretida, o leite e o vinho. Reserve.
Em outra tigela peneire a farinha e acrescente sal e bicabornato.
Junte os ingredientes dos recipientes até formar uma massa líquida.
Unte uma forma retangular, coloque a massa e deixe 30 minutos no forno.
Ao tirar do forno, faça furos no bolo e coloque a calda quente por cima.