Considerada o centro cultural e empresarial de Israel, Tel Aviv é uma cidade que comporta meio milhão de pessoas em uma área de 51 quilômetros quadrados e centraliza as atividades da região metropolitana de Gush Dan ao seu redor.

Fundada em 1909 por uma comunidade judaica nos arredores da antiga cidade portuária de Jaffa, é um destino incrível para viajar saindo da mesmice, mas com muitos programas para todos os gostos.

Então, que tal aproveitar para programar a sua viagem na alta temporada de Tel Aviv, que começa em junho, junto com o verão israelense?

Conhecida como “A Cidade que Nunca Dorme”, Tel Aviv tem a segunda maior economia do Oriente Médio (perdendo apenas para Dubai). A cidade também é um resort de praia do Mediterrâneo, com 14 quilômetros de praias e uma calçada de 22 quilômetros onde cadeiras de praia dividem o espaço com cafés, pubs, bares e restaurantes.

Tem aquele ar que só as grandes cidades à beira da praia têm, como o Rio de Janeiro e Barcelona. É um destino boêmio e incrivelmente encantador, parece que a cidade nunca para e sempre tem alguma coisa acontecendo.

O início humilde de Tel Aviv aconteceu no Porto de Jaffa, onde imigrantes, exércitos e comerciantes ancoravam seus navios. É um dos mais antigos do mundo e mistura a pesca local com a atividade turística. Entre os belíssimos edifícios históricos estão as galerias, lojas e ótimos restaurantes.

Passear pela cidade é bem agradável, especialmente com as bicicletas e pontos de wi-fi sempre disponíveis. Sempre antenada, Tel Aviv é uma das grandes defensoras das bicicletas como meio de transporte, e tem mais de 100 quilômetros de ciclovias espalhadas pela cidade.

Isso somado ao clima sempre agradável e com pouca chuva é um argumento incontestável para utilizar o Tel-O-Fun, sistema de aluguel de bicicletas públicas para residentes e turistas. Dá para pegar e entregar as bikes pela cidade toda usando um cartão de crédito.

A Rothschild Boulevard é a rua mais legal para caminhar e vivenciar cada experiência que ela oferece. Alguns dos restaurantes mais criativos da gastronomia mundial estão em Tel Aviv – embora a comida de rua seja incrível – e a vida noturna é bem movimentada com arte, dança, música, teatro e ópera por toda parte.

O oásis cultural da cidade é o bairro Neve Tzedek, com suas inúmeras boutiques, galerias, ateliês de design e lojas. Tudo é tão bonito que apenas caminhar pelas ruas sentindo a brisa fresca vinda do mar e a atmosfera criativa do bairro já é um programa e tanto! É lá também que fica o Museu de Arte Nachum Gutman, renomado artista de Tel Aviv, com suas exposições permanentes e atividades interativas.

Apreciar a arquitetura de Tel Aviv é um programa à parte, com os edifícios brancos e marcantes da “Cidade Branca”, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Ela abriga hoje a maior concentração de arquitetura Bauhaus do mundo, resultado da fuga dos arquitetos judeus da escola alemã na época do nazismo.

Não dá para deixar de visitar os mercados de Israel, conhecidos como Shuks. As diferentes cores, texturas, cheiros e sons se tornarão uma memória bastante afetiva, que voltará a sua mente sempre que lembrar da viagem.

O Mercado Carmel é o lugar certo para comprar um pouco de tudo, inclusive os presentes para amigos e familiares, e colocar à prova as suas habilidades de barganha.

Pela sua localização estratégica, ainda dá para estender a viagem para outros países próximos, como a Jordânia e o Egito. E aí, está pronto para essa aventura?

LATAM Travel Santos & Região
Av. Ana Costa, 465
R. Conselheiro Ribas, 498
Telefone: (13) 3323-4004
contato.santos@latamtravel.com
fb.com/LATAMTravelSantos