As festas juninas são famosas pela religiosidade, cultura e muita alegria. Estão sempre presentes trajes típicos, danças, fogueiras e, principalmente, muita bebida e comida. Tem pipoca, canjica, pinhão, pé-de-moleque e tantos outros. Só não pode se perder na quantidade.

Já foi o tempo em que se acreditava que ter saúde era somente a ausência de doença. Só tem saúde quem tem qualidade de vida, o que passa pelo equilíbrio. É preciso estar bem por inteiro com saúde, amigos, amor, família, dinheiro, profissão, emocional, espiritual e atividade física.

Lógico que a alimentação “correta” é primordial para termos saúde, mas qual seria a dieta ideal ou a melhor sugestão para esse período repleto de tentações? Pois é, não há. Quando o assunto é nutrição e saúde, nada é assim tão matemático com o corpo humano.

Pelo contrário, tudo é muito individual, e a conquista dos objetivos será consequência de hábitos mais saudáveis. Não precisa viver de dieta, mas a maior ingestão deve ser de comida natural e variada ao longo do dia.

A alimentação equilibrada deve ser a regra e uma exceção em alguns momentos não é um problema, até porque é maravilhoso aproveitar as delícias das festas juninas.

Na alimentação não tem mágica nem moda, tem equilíbrio. A boa notícia é que no preparo destas delícias juninas são utilizados alguns alimentos típicos com admirável valor nutricional. Veja alguns deles:

Milho verde: rico em carboidratos, proteínas, fibras e uma boa dose de vitaminas e minerais antioxidantes. Traz benefícios ao coração, saúde dos olhos e da pele e para a imunidade.

Batata Doce: auxilia o funcionamento intestinal e a saciedade e ainda tem baixa carga e índice glicêmico, promovendo liberação gradativa de energia para o organismo.

Canela: tem poder antioxidante, ação termogênica e melhora a ação da insulina, contribuindo para o emagrecimento e o controle dos níveis de glicose no sangue.

Pinhão: rico em carboidratos de baixo índice glicêmico e fibras, além de gorduras monoinsaturadas, minerais, vitaminas e luteína – um importante antioxidante que auxilia na saúde dos olhos, evita a degeneração macular e diminui os riscos de catarata.

Para consumir as guloseimas das festas é preciso ter moderação e lembrar que o principal é ter uma alimentação equilibrada no dia a dia.