O inverno é a estação que mais exige cuidados com a pele, que fica sensível e pode sofrer com ressecamento e possíveis alergias. Também é a época propícia para fazer peelings e tratamentos com laser, em função da menor exposição solar.

Banho morno: dias e noites mais frios nos estimulam a aumentar a temperatura do chuveiro. Mas, atenção! Banhos muito quentes retiram a camada de gordura da pele, causando ressecamento, coceira e esfarelamento. Prefira esponjas macias e use a bucha apenas nos pés. Abuse dos sabonetes cremosos ou líquidos e finalize com um bom creme hidratante.

Cremes hidratantes: para a pele do corpo prefira os cremes à base de uréia, considerados emolientes. O melhor momento para aplicar é logo após o banho, quando a pele ainda está úmida e a absorção é mais rápida e eficaz.

Óleos vegetais: os óleos vegetais, extraídos de plantas, flores e frutas, são muito utilizados no tratamento facial. São ricos em nutrientes, vitaminas, ácidos graxos, antioxidantes, têm poderosa função hidratante e podem ser utilizados até em peles oleosas. Não confunda o óleo vegetal com o mineral, que é derivado de petróleo e funciona como lubrificante.

Mãos e pés: hidrate sempre as mãos depois de lavá-las. Antes de dormir, inclua em seu ritual a hidratação das mãos e dos pés.

Unhas: quando a temperatura cai, unhas e cutículas desidratam. A solução é investir em hidratantes ou ceras para as cutículas, massageando até serem absorvidos.

Lábios: para uma boa hidratação, use um balm e aplique antes do batom. Eles são altamente hidratantes e criam uma barreira protetora sobre os lábios, mantendo a hidratação e a textura.

Dermatite seborreica: para manter os cabelos saudáveis é preciso mudar alguns hábitos. A dermatite seborreica é uma doença crônica e uma das causas de possível perda de cabelo.

Lave o cabelo com água morna, para remover a oleosidade, e evite altas temperaturas no couro cabeludo. Enxague bem e remova completamente o xampu e o condicionador. Não durma de cabelo molhado e não use bonés ou chapéus com os cabelos úmidos.

* Esta publicação tem caráter educativo e informativo, e não deve ser utilizada para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Consulte sempre seu médico.