O Facebook apresentou mais uma rodada de mudanças. Dessa vez, abordaram até a escolha de cores, e o azul característico do aplicativo deu lugar ao branco. Além disso, a privacidade e segurança foram o destaque dessa nova fase.

Os grupos tiveram atenção especial na conferência anual, onde o Facebook anunciou a intenção de colocá-los no centro da experiência na plataforma.

Como parte da mudança, eles foram reprojetados com um feed de atividade personalizado e as recomendações ganharam uma nova ferramenta de descoberta, além de expandir a atuação dos grupos para o Marketplace e o Facebook Watch. Somado a isso, vem a opção de compartilhar conteúdo do feed direto nos grupos.

Parece que o Facebook também quer atacar de Tinder, e um recurso chamado Secret Crush foi revelado. Isso permite que as pessoas selecionem até nove de seus amigos do Facebook nos quais gostariam de expressar interesse.

Se esse amigo estiver no Facebook Dating, ele receberá uma notificação dizendo que alguém tem uma queda por ele. Se essa pessoa também seleciona a outra como sua paixão, o desejo do par é revelado.

Instagram

O Instagram mudará seu aplicativo de câmera. Ela funcionará não só como um método de captura com filtros criativos. Será possível usar a câmera do app para criar imagens feitas com os recursos do próprio instagram, como adesivos, figurinhas, texto e gifs animados. Com isso, será possível compartilhar conteúdos sem necessariamente ter uma foto para isso.

A empresa anunciou ainda um recurso chamado contagem privada de curtidas. Você ainda poderá ver quantas curtidas uma publicação teve, mas terá que solicitar o número para vê-lo.

O objetivo é fazer o aplicativo se voltar mais a uma forma de se conectar a outras pessoas do que a uma competição por curtidas. Por enquanto, trata-se de um teste limitado a alguns usuários.

Whatsapp

Também foi abordado o desenvolvimento da solução de pagamentos diretamente pelo WhatsApp. Essa funcionalidade está sendo testada na Índia, mas poderá ser disponibilizada para outros países até o fim de 2019.

Agora cabe a nós redescobrir a forma de posicionar as marcas em meio a tantas novidades das plataformas do Facebook. Muita tentativa, erro e correção serão necessários, já que tudo é muito novo para todo mundo.