Realizadas nas escolas, paróquias, casas, ruas, clubes da cidade ou sítios, as festas juninas vieram com os imigrantes portugueses, que tinham o costume de fazer festas em Portugal para comemorar as datas de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.

No Brasil, as comemorações acontecem durante o mês de junho, nos dias 13 (Santo Antônio), 24 (São João) e 29 (São Pedro).

Em alguns estados a festa é tão tradicional e importante, que vira um grande acontecimento. Em Alagoas e Pernambuco, por exemplo, o dia de São João é considerado feriado.

A música e os instrumentos usados são baseados na cultura popular e folclórica portuguesa e até nas roupas caipiras, já que o modo caipira de se vestir caipira no Brasil e em Portugal são parecidos.

O mesmo ocorre com as decorações que enfeitam os arraiais, que vieram com os portugueses. Na época dos descobrimentos, foram trazidos enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora vindos da Ásia.

Apesar de proibidos no Brasil, os balões ainda são usados na cidade do Porto, em Portugal, onde suas tochas de fogo iluminam as nuvens noturnas.

E, como não poderia faltar, a receita que me leva a estas tradições é a do Bolo de pinhão. Ela me remete à lembrança da adolescência dos meus filhos em Campos do Jordão, da qual mato as saudades hoje em dia com meus netos quando brincamos de “catar o pinhão” que cai das Araucárias.

Bolo de pinhão

Ingredientes:
1 xícara de chá de manteiga
1½ xícara de chá de açúcar
1 pitada de sal
4 gemas
1 xíc. de chá de pinhão cozido triturado
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
4 claras em neve
Para a calda:
2 tabletes de chocolate meio amargo
1 cálice de cachaça

Preparo:
Bata a manteiga até formar um creme, junte as gemas uma a uma, o açúcar aos poucos, o sal e a farinha de trigo. Bata bem.
Acrescente o pinhão triturado, as claras em neve e o fermento em pó. Misture delicadamente.
Unte e enfarinhe uma forma com buraco no meio e leve a massa para assar em forno médio.
Para a calda, derreta o chocolate em banho-maria, acrescente a cachaça e espalhe por cima do bolo.
Enfeite com pinhões cozidos inteiros.