Um espaço público remodelado para esportes, lazer e apreciação do mar. Esta será a realidade da Nova Ponta da Praia, projeto que contempla uma série de intervenções viárias, reforma de estruturas náuticas e a construção de um centro de convenções e de um novo Mercado de Peixes. Todas as obras serão realizadas por meio de contrapartidas previstas em lei, sem custos para o município.

Redimensionado, o calçadão junto às muretas passará a ter pontos de até 13 metros de largura – hoje são 4 metros – e vai abrigar a ciclovia que cortava o canteiro central da Avenida Almirante Saldanha da Gama. No mesmo espaço serão instalados conjuntos de bancos, que formarão espaços de convivência. Haverá também uma área temática, com barras para flexão e outras práticas esportivas.

Para contemplação da paisagem, será instalado um mirante em formato de arquibancada, de frente para o mar. O acesso para canoas e caiaques também será ampliado.

Quatro quiosques de alimentação e uma fonte interativa, instalada no piso completam as novidades que estarão à disposição de munícipes e turistas já na próxima temporada de verão.

Do lado predial, as calçadas estão sendo remodeladas dentro dos padrões de acessibilidade e ganharão área verde na lateral. A drenagem para escoamento das águas pluviais também está sendo refeita. “Haverá uma reconfiguração do viário a fim de permitir que, na linha d’água, possamos abrigar espaços qualificados para o pedestre, potencializando o caminhar, o estar, a contemplação, as atividades saudáveis e a convivência entre pessoas”, explica o arquiteto Glaucus Farinello, gestor do projeto.

Segundo ele, trata-se de uma “tendência mundial do urbanismo contemporâneo”. “Santos já possui o maior jardim de praia do mundo e o prolongamento dessa área vai elevar a Cidade a outro patamar, ampliando o conjunto de paisagens e criando uma nova identidade urbana”.

Com base em um projeto da Prodesan voltado a turistas e usuários da travessia do canal do porto, a Ponte Edgard Perdigão passará por reforma, será modernizada e ganhará novos acessos nas laterais. Outro equipamento muito procurado por quem frequenta a Ponta da Praia, o Deck do Pescador vai ser reestruturado e ampliado, com tecnologia adequada para suportar ressacas do mar.

Para proporcionar fluidez ao trânsito de ida e volta para Guarujá, haverá ampliação da Praça Almirante Gago Coutinho e implantação de novo bolsão para veículos e a saída da travessia será reorganizada. Também será instalado um terminal de integração de modais de transporte, voltado a ônibus e a uma futura estação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Outro grande empreendimento da Nova Ponta da Praia será o Centro de Atividades Turísticas (CAT), um centro de convenções que vai ocupar uma área de 22 mil m², ocupando os terrenos onde hoje se localizam o Mercado de Peixes e parte de áreas cedidas pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU). O equipamento será público e contará com pavilhão climatizado de feiras e exposições e salão para convenções e shows, além de salas de apoio. Terá ainda um heliponto na cobertura e 400 vagas cobertas de estacionamento.

Outra obra prevista no projeto é a do novo edifício do Mercado de Peixes – em área de 1,7 mil m², na Avenida Mário Covas –, que vai abrigar 20 boxes para comercialização de pescado (cinco a mais que o atual, que será extinto) e dois para comercialização de produtos como temperos e artigos de pesca. O ambiente será climatizado e contará com bar no mezanino e vestiário para os funcionários. Haverá ainda câmara fria nos boxes e espaço refrigerado para triagem, gelo e lixo.

As obras viárias começaram em março e devem ser concluídas até dezembro, antes do início da temporada de verão. Já o CAT e o novo Mercado de Peixes devem ser entregues até junho de 2020.