Pais e mães em todo o planeta se questionam sobre a melhor maneira de garantir um bom futuro para os filhos. Qual escola e atividade extracurricular escolher? Muitos estímulos para desenvolver múltiplas habilidades ou deixá-lo com tempo livre para descobrir o mundo? São  inúmeras as perguntas, que podem tirar noites de sono e encher os pais de culpa ou trabalho extra, já que arcar com todos esses sonhos e possibilidades não custa pouco. 

O que mais importa para o desenvolvimento de uma criança não é a quantidade de informação introduzida em seu cérebro nos primeiros anos de vida mas, sim, a forma como é desenvolvido o conjunto de habilidades e características como autocontrole, persistência, determinação, autoconfiança e uma das mais importantes: o limite.

Ao determinar limites para a criança tenha em mente que o estabelecido  deverá ser cumprido, inclusive com as consequências definidas.

Quanto a uma possível punição, o melhor é que aconteça de fato. Ela não deve durar muito tempo ou ser permanente, pois a criança deve saber o motivo pelo qual está sendo punida. Caso contrário, ela se sentirá injustiçada e todo o trabalho irá por água abaixo.

Os adultos devem agir com coerência em relação às regras. Não devem desistir no meio do caminho, garantindo que os limites impostos se adequem à vida cotidiana da família e todos colaborem com o processo.

As crianças, mesmo pequenas, já compreendem o que é dito e as regras impostas, por isso desde cedo é necessário dialogar, explicando o que pode e o que não pode e os motivos de tais determinações.

É importante que todos os adultos envolvidos na educação da criança estejam em sintonia, para que ela perceba que as regras serão determinadas e cumpridas, dentro e fora de casa servindo para um e para todos. Se o combinado for descumprido durante um passeio ou na casa de outra pessoa, as consequências devem ser aplicadas assim que vocês chegarem em casa. Tios, padrinhos, avós e amigos não devem permitir atitudes proibidas pelos pais.

A arte de educar um filho não é uma tarefa fácil. Nem existem manuais para seguir no dia a dia. Cada um tem seu modo de agir, o que pode agradar ou não às outras pessoas. Existem alguns pontos básicos que podem ajudar na educação de uma criança, mas cada família precisa se adequar à sua realidade.

Afinal,  os filhos são os bens mais preciosos dos pais, e a educação, a formação e a condução da personalidade são as mais importantes heranças deixadas pelos pais.