Os patinetes elétricos foram febre na cidade, e agora chegou a vez delas: as bikes compartilhadas em Santos! As bicicletas são livres de estações, assim como os patinetes, e chegam como mais uma ferramenta para melhorar a mobilidade urbana, o meio ambiente e a qualidade de vida. O projeto é uma parceria da Cinza Urban, responsável pelos patinetes elétricos que circulam pela Cidade, com o Centro Universitário São Judas Tadeu – Campus Unimonte.

O funcionamento das bikes é semelhante ao dos patinetes: o usuário deve baixar o app Cinza Urban, criar uma conta e adquirir seus créditos via cartão de crédito. Para usar, basta destravar o veículo pelo app escaneando o QR code localizado no cadeado da bike. Assim como os patinetes, as bicicletas estarão livres para qualquer pessoa, sem precisar de estação, e a circulação deve ocorrer em Santos.

O valor cobrado é de R$1,00 para ativar o serviço e mais R$1,00 a cada 15 minutos de uso. Ao final da viagem, estacione a bike corretamente em um local que não atrapalhe a circulação de pedestres ou as leis de trânsito e feche o cadeado. A iniciativa começa com 160 veículos disponíveis da Ponta da Praia ao José Menino, dentro da área de atuação do serviço informada no aplicativo.

O aplicativo também vai informar ao usuário quantas calorias foram gastas no trajeto e a quantidade de poluentes que deixou de ser liberada na atmosfera com o uso da bike. “É um serviço em que todos ganham: o usuário, o município e o meio ambiente. Por isso, adotamos essa iniciativa e vamos incentivá-la em nosso campus”, comenta Paula Orsatti, diretora acadêmica do campus Unimonte.