Emagrecimento e perda de peso são coisas bem diferentes. Perder peso é reduzir um número na balança, o que pode acontecer devido à perda de massa magra, gordura e água. 

Emagrecer é a diminuição da gordura corporal, mantendo ou preservando o máximo possível de massa magra. Aqui não nos atentamos a números na balança e sim à perda de massa gorda e, consequentemente, diminuição das medidas.

Um histórico completo e detalhado da vida do paciente é primordial nesse processo de emagrecimento, pois precisamos conhecer todo o passado dele, assim como sua relação com o próprio peso e com a comida. Isso tudo ainda deve ser associado aos exames laboratoriais, de imagem e antropometria.

Antes de mais nada, devemos fazer o paciente entender a necessidade de ter essa mudança de estilo de vida. Além disso, precisamos melhorar a relação dele com a comida. Nesses casos, o tratamento começa pela cabeça do paciente.

As dietas restritivas e da moda (muitas vezes descobertas em revistas e redes sociais), que prometem milagres e quedas rápidas de um número na balança, só levam à frustração e uma posterior compulsão.

Nas dietas muito restritivas há uma alteração nos neuroreceptores, fazendo com que a pessoa apresente, no futuro, uma inibição do processo de saciedade alimentar, levando à recuperação do peso perdido e, às vezes, até ganhando mais peso.

Podemos utilizar várias estratégias alimentares, mas não podemos esquecer que a dieta que é boa para uma pessoa não necessariamente é boa e nem indicada para outra.

E é importante ressaltar que o processo todo necessita de uma abordagem multidisciplinar.

Isso envolve o nutricionista, para adaptar a dieta ao estilo de vida e à rotina do paciente; um bom educador físico, para montar treinos e, se possível, acompanhar seu treinamento; e, em alguns casos, um psicólogo para ajudar com a “cabeça de gordinho” do paciente em questão.

A principal estrela do processo todo é o paciente, que tem que querer mudar de vida e ter foco, persistência e paciência. Assim, os resultados aos poucos chegarão, o número na balança será apenas um detalhe e a manutenção desse novo corpo será muito mais fácil e duradoura.