Entende-se por estrabismo qualquer tipo de desvio nos olhos. Existem vários tipos e causas diversas. 

Por exemplo, podemos citar os estrabismos horizontais, onde os olhos podem estar virados para dentro ou para fora (endotropias ou exotropias). Há também os estrabismos verticais, onde um olho aparenta estar mais alto do que o outro. E é possível ter a associação destes dois tipos.

O movimento dos olhos em todos os sentidos é controlado por seis músculos oculares externos, e todo os tipos de estrabismo advém do desequilibrio das forças de ação destes músculos.

As causas podem ser congênitas, altos graus, pós traumas, pós problemas neurológicos (como derrames), tumores, infeções, perda de visão em um olho, dentre tantas outras.

E, claro, o tratamento depende da causa primária. Por exemplo, uma criança que está sempre com os olhos tortos para dentro e, no exame oftalmológico, descobre-se um alto grau de hipermetropia.

Na maioria das vezes, ao colocar os óculos para corrigir este defeito os olhos ficam na posição correta. Fica claro que não é um caso para cirurgia.

Indica-se a cirurgia tanto para crianças quanto para adultos quando o desvio chama a atenção e se deve primariamente ao desequilíbrio da ação dos músculos.

A cirurgia leva, em média, cerca de 30 minutos e em pacientes cooperativos pode ser feita com anestesia local.

Para isso, é necessário realizar uma avaliação – com um exame específico, chamado teste ortóptico – para definir o tamanho do desvios e quais músculos oculares estão afetados.

O médico oftalmologista então age por meio da cirurgia, diminuindo a força de ação dos músculos que estão puxando demais os olhos e dá força aos que estão fracos.

Isto é feito retrocedendo a posição do músculo que está puxando muito e encurtando o tamanho do que está fraco, dando maior equilíbrio de forças.

Vale dizer que o estrabismo cria um certo estigma para quem convive com o problema. Hoje em dia, quando a cirurgia é indicada, podemos corrigir essa disfunção na grande maioria dos casos e dar aos pacientes grande conforto e melhora da estética.

Quanto mais cedo o diagnóstico do tipo de estrabismo e o tratamento forem realizados, normalmente, melhores serão os resultados.