Quem não curte usar um pouco de cor, ainda que vez ou outra? Se este é o seu caso, pode comemorar: há dois verões o neon reina entre as tendências e promete permanecer para a próxima, marcando presença, inclusive, no outono-inverno.

Herança dos anos 80 e 90 que, felizmente, ainda não foram superados pela moda, elas vão dar mais vida às suas produções, tanto para o dia, quanto para a noite.

Quer aderir? Comece por um ponto de cor, caso seja mais discreta. O neon é uma tonalidade que fala sozinha, ainda que seja usado em um acessório bem sutil. Coordene essa tonalidade com um surton neutro, da mesma coluna da cartela cromática, para que o visual não fique tão impactante, mas, ainda assim, interessante. Por exemplo: laranja neon + salmão, amarelo neon + creme ou off-white, rosa neon + nude ou rosa blush – e por aí vai.

Se, pelo contrário, você faz parte do time das ousadas, é só se jogar sem medo! Aqui, alguns truques para incorporar o neon à sua produção:

Color block: a técnica de mesclar “cor forte com cor forte” também pode ser aplicada aos tons neon. Aqui quem fala mais alto é o impacto! Bem no estilo “se não for pra impactar, nem saio de casa”. Pode apostar no amarelão com rosa, no verdão com laranjão e daí pra mais. Quanto mais contraste de cor, melhor.

Estampas: a animal print, que é queridinha do outono-inverno, se mescla ao neon para te fazer ganhar todos os olhares ao sair na rua. Oncinha, tigre e zebra ganham fundos coloridos, como rosa, amarelo, verde e laranja. Nos acessórios, você pode investir em peças de peso (saltos tratorados, tiras largas e fivelonas) ou pegar leve com tiras finas, sandálias ou botas de cor neutra e acabamentos mais leves, proporcionando equilíbrio.

Hi-lo: vale também o jogo de sobreposição na deliciosa pegada “hi-lo”, no qual uma peça mais despojada é usada com outra mais sofisticada – moda super inclusiva e gostosa de usar, por sinal. Que tal um blazer com jeans?

Com a ascensão da democracia da moda, é fácil escolher o que usar e deixar tudo com a sua cara e, principalmente, expressando sua personalidade e trabalhando o que te representa de dentro pra fora e não o contrário. Basta usar três fatores para chegar a isso: bom senso, autoconhecimento e autoestima.

E lembrando também que, se não encontramos o que queremos nas lojas, podemos pegar carona na vibe do consumo consciente e fazer nossa própria roupa. Que tal?