A maçã é uma das frutas queridinhas entre os brasileiros, e está presente em doces, bebidas e até mesmo em pratos salgados. Para aproveitar essa fruta versátil e diversas ocasiões, separamos 4 receitas com maçã que vão te deixar com água na boca. Confira as opções e inclua essa maravilha no seu cardápio:

 

Bebida de Maçã

Ingredientes

– 2 colheres (sopa) de açúcar
– 2 maçã grandes com casca sem sementes picadas
– 1 lata de leite condensado
– 2 medidas (da lata) de leite gelado
– 1 forma de gelo (16 cubos)

Preparo

Em uma panela, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo até que o açúcar derreta. Coloque as maçãs e deixe até ficarem levemente carameladas. Espere esfriar e transfira para um liquidificador. Acrescente o leite condensado, o leite e o gelo, bata até ficar homogêneo e sirva a seguir. Se desejar, adicione 1 medida (da lata) de cidra ou espumante.

Torta Clássica de Maçã

Ingredientes

Massa:
– 150g de manteiga gelada
– meia xícara (chá) de açúcar
– 3 gemas
– 1 pitada de sal
– 1 colher (sopa) de essência de baunilha
– 1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo (peneirada)

Creme:
– 1 e meia xícara (chá) de leite
– 2 gemas
– 1 lata de leite condensado
– 1 colher (sopa) de amido de milho
– 1 colher (chá) de essência de baunilha

Cobertura:
– 4 maçãs em fatias finas
– 3 colheres (sopa) de açúcar
– 1 colher (chá) de canela em pó

Preparo

Massa:
Em um recipiente, misture a manteiga com o açúcar e adicione as gemas, o sal e a essência baunilha. Misture bem com a ponta dos dedos até que os ingredientes estejam bem incorporados. Junte a farinha de trigo aos poucos até obter uma massa homogênea, que desgrude das mãos. Faça uma bola e enrole em filme plástico. Reserve em geladeira por cerca de 30 minutos.

Creme:
Em uma panela pequena, adicione o leite, as gemas, o leite condensado, o amido de milho e a essência de baunilha. Misture bem e leve ao fogo. Aguarde até ferver e abaixe o fogo, deixe cozinhar por cerca de 5 minutos e reserve.

Cobertura:
Em um recipiente, misture as maçãs, o açúcar e a canela e reserve.

Montagem:
Em uma superfície polvilhada com farinha de trigo, abra a massa, com ajuda de um rolo, e cubra uma forma de aro removível (24cm de diâmetro) e coloque o creme reservado no fundo. Distribua as maçãs reservadas em círculos, formando uma flor. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja dourada e as maçãs cozidas.

Farofa de Maçã e Passas

Ingredientes

– 1 colher (sopa) de óleo
– 1 cebola picada
– 1 maçã descascada e picada
– meia xícara (chá) de uvas-passas pretas sem semente
– 1 colher (sopa) de tempero para carnes brancas, saladas e legumes
– 1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua

Preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e doure a cebola. Junte a maçã, as uvas-passas, o tempero e mexa bem. Acrescente a farinha de mandioca e continue mexendo até misturar bem, sem deixar grudar no fundo da panela. Retire do fogo e sirva a seguir.

Mignon Recheado de Festa

Ingredientes

Recheio:
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 1 cebola média picada
– 1 maçã vermelha, com casca, em cubinho
– 1 colher (chá) de sal
– 3 colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas
– 1 e meia xícara (chá) de farinha de milho amarela

Carne:
– 1 peça de filé mignon (cerca 1 e meio quilo), aberta em manta
– 1 pitada de pimenta-do-reino
– 2 dentes de alho picados
– 2 tabletes de caldo de carne
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 2 colheres (sopa) de azeite

Molho:
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 3 colheres (sopa) de cebola ralada
– 1 colher (sopa) de farinha de trigo
– 2 colheres (sopa) de conhaque

Preparo

Recheio:
Em uma panela média, aqueça a manteiga e refogue a cebola e o alho. Junte a maçã, o sal e refogue ligeiramente. Acrescente as azeitonas e a farinha de milho, misturando bem. Reserve.

Carne:
Em um recipiente, coloque a carne, a pimenta-do-reino, o alho e o caldo de carne amassado em 2 colheres (sopa) de água formando uma pasta. Misture bem, cubra com plástico-filme e deixe tomar gosto por 1 hora, em geladeira. Abra a carne sobre uma superfície forrada com plástico-filme e espalhe o recheio reservado. Enrole a carne, como um rocambole e amarre com barbante de uso culinário, para que mantenha o formato. Em uma frigideira grande, aqueça a manteiga e o azeite, acrescente a carne recheada e deixe que doure ligeiramente por todos os lados. Assim que estiver dourada coloque em uma assadeira, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Retire a carne da assadeira e reserve-a aquecida enquanto prepara o molho.

Molho:
Coloque a assadeira sobre a chama do fogão, junte a manteiga e refogue a cebola. Polvilhe a farinha de trigo, misture bem, junte o conhaque e 1 xícara (chá) de água e deixe ferver até encorpar. Sirva sobre a carne reservada.