Apesar de ser um dos ingredientes queridinhos em iogurtes, vitaminas e outros, o mel também é um ingrediente muito importante para a hidratação e proteção da pele, graças às suas propriedades naturais. Mas você sabe de fato quais são os benefícios do mel?

Para começar, o consumo regular do mel é capaz de proteger o organismo contra muitos tipos de doença, inclusive as degenerativas, como o Alzheimer. Isso porque o mel é rico em substâncias antioxidantes, como o ácido glucônico, os carotenoides e os flavonoides, que combatem os danos causados por agentes oxidantes.

O ingrediente também possui carboidratos não digeríveis e oligossacarídeos, que são prebióticos. Assim, ele contribui para a manutenção da microbiota intestinal, estimulando o funcionamento do intestino e prevenindo infecções e prisão de ventre. Ele ainda possui potássio, cálcio e ferro, minerais que ajudam no equilíbrio da pressão arterial, fortalecem os ossos e diminuem o risco da anemia.

E como dito anteriormente, não é só na alimentação que o ingrediente se destaca, ele também é capaz de fazer maravilhas pela sua pele, mantendo-a livre de impurezas, iluminada, firme e rejuvenescida, devido à combinação de muitos nutrientes diferentes.

O ácido glucônico e outros compostos, como ácidos fenólicos, flavonoides, ácido ascórbico e carotenoides são todos poderosos antioxidantes, combatendo os radicais livres e previnindo o envelhecimento precoce da pele, que é marcado por sinais como flacidez, rugas, linhas finas e outros.

O ácido glucônico também contribui para a formação do peróxido de hidrogênio, que funciona como um antibactericida, mantendo a pele saudável e protegida das agressões externas. Para completar, o mel ainda pode ajudar em caso de úlceras, queimaduras e abcessos na pele.

 

Conteúdo sugerido por Johnson & Johnson.