Novos estudos são revelados constantemente para provar que a depressão é um problema crescente no Brasil e no mundo. Para visualizar, segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), até o final de 2018, 4,4% da população mundial já teve depressão ou ainda lidava com o problema. No Brasil, o número aumenta para 5,8% da população. Analisando a ansiedade, 9,3% dos brasileiros é ou está ansioso, o que faz do país o mais estressado e ansioso da América Latina.

É importante buscar tratamento médico especializado de psicólogos e psiquiatras, mas além disso, existem técnicas consideradas parte importante do processo de cura, como é o caso do Pilates. A prática libera hormônios como endorfina, serotonina, dopamina, glutamato e outros que atuam diretamente na redução dos níveis de estresse, ansiedade e depressão, em diferentes populações, como idosos, universitários e pessoas com doenças crônicas.

Estudos realizados com pessoas que faziam Pilates e com grupos de controles que praticavam outras modalidades esportivas ou eram sedentárias provaram que o Pilates melhora de forma significativa a depressão, com redução de até 81% dos sintomas. Ao tratar da ansiedade, o estudo apontou uma redução de até 46% das manifestações ansiosas. Para completar, método ainda reduz a fadiga, aumenta a energia e alivia o estresse.

“Boa parte dos pacientes/alunos que atendemos já passaram por algum episódio ou tratam doenças como ansiedade e depressão, e a melhora de sintomas como apatia e baixa autoestima, por exemplo, foram aparentes com o decorrer das aulas”, explica a Dra. Gislaine Milena Marton, especialista em pilates.

“Pessoas com algum problema emocional tendem a contrair pescoço, ombros e peito, com respirações mais curtas, mas durante o exercício elas aprendem a respirar melhor e de maneira adequada, sentindo encher os pulmões tranquilamente, relaxando toda essa musculatura acessória”, completa a especialista.

 

Conteúdo sugerido por Quality Fisio & Pilates.