Sabemos que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, já que ela que quebra o jejum e nso dá a energia necessária para encarar as primeiras horas do dia. Mas você sabe como preparar essa refeição de forma saudável e equilibrada? A nutricionista Ellen D’arc falou sobre os alimentos que não podem faltar no seu café da manhã.

“Selecionar representantes de diferentes grupos alimentares fará toda a diferença. Fibras, proteínas e produtos integrais são excelente opções para compor o café da manhã, mas evite os exageros”, destaca a especialista. Confira as dicas abaixo:

1. Fibras – Frutas, cereais e grãos possuem grande quantidade de fibras, que trazem grandes benefícios para o organismo das pessoas. O consumo diário ajuda a reduzir o colesterol, controlar a glicemia, proporcionar maior saciedade e auxiliar no funcionamento intestinal. “Incluir as fibras no seu café da manhã vai trazer saúde e uma maior variedade de sabores para a sua mesa. Opte por frutas in natura e sucos naturais, itens integrais e cereais sem açúcar, na hora de compor a refeição”, completa.

2. Carboidratos – Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo humano, e assim, importantes opções para o café da manhã. “Pães e bolos podem ser consumidos, mas dê preferências para os integrais, que são mais saudáveis, fonte de fibras e evita picos de insulina”, explica Ellen. Frutas também podem ser enriquecidas com chia ou aveia, por exemplo.

3. Proteínas – Definitivamente, as proteínas não podem faltar no cardápio do café da manhã. “Ótimos representantes desse grupo de aminoácidos são os ovos, queijos magros, leite e castanhas. Auxiliam na produção de anticorpos, transporte de oxigênio, importante para a manutenção da massa muscular, além da produção de hormônios”, destaca. “Incluir esses grupos nutricionais no café da manhã, vai ajudar a dar um start no dia de forma saudável, preenchendo toda a necessidade nutritiva que o corpo precisa. Aproveite para organizar alguns alimentos na noite anterior, como picar frutas e preparar os sucos”, finaliza a nutricionista.

 

Conteúdo sugerido por Bio Mundo.