Diversos fatores são fundamentais para mantermos equilíbrio da nossa saúde e bem-estar depende, e isso inclui o bom funcionamento do sistema digestivo. Optar por alimentos que ajudam na digestão é essecial, já que a boa digestão significa que o corpo conseguiu reduzir os alimentos a compostos simples, para que esses sejam utilizados para o funcionamento do organismo.

Gases, azia e queimação, náuseas, refluxo, diarreia ou prisão de ventre e sensação de peso no estômago são alguns dos sinais de má digestão. É importante ficar atento, pois esses sintomas afetam até mesmo nosso humor. Cyntia Bassi, nutricionista do Grupo São Cristóvão Saúde, indica alguns alimentos que você precisa colocar na sua lista, pois contribuirão para uma boa digestão. Confira:

  • Cereais Integrais: ricos em fibras e outros nutrientes que facilitam o trânsito intestinal. Além disso, cereais integrais protegem contra alguns tipos de câncer, como o colorretal.
  • Gengibre: possui alto teor de óleos essenciais, além de seus princípios picantes, que ajudam no tratamento da dispepsia, náuseas e vômitos.
  • Frutas Vermelhas: morangos, amoras, cerejas e demais frutinhas vermelhas são ricas em antioxidantes, ajudam a manter a saúde das células e protegem o corpo contra o surgimento de câncer de fígado e intestino.
  • Abacaxi: a fruta apresenta uma enzima digestiva natural que tem ação, principalmente, no estômago. Facilita a digestão e auxilia na quebra de nutrientes.
  • Mamão: bom para pessoas que sofrem com constipação, pois suas propriedades laxativas ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. Além disso, o mamão tem uma enzima que facilita a digestão.
  • Iogurtes: rico em proteínas, carboidratos e outros nutrientes. Ainda, apresenta um diferencial: bactérias benéficas, favorecendo uma colonização saudável da flora intestinal e eliminando bactérias nocivas.
  • Azeite: é capaz de melhorar a secreção biliar, facilitando a digestão e atuando positivamente em órgãos como pâncreas e vesícula.

 

Conteúdo sugerido por Grupo São Cristóvão Saúde.