A autoestima é uma avaliação, positiva ou negativa, que uma pessoa faz de si mesma, e esta é fundamental para o bem-estar mental e físico de qualquer pessoa, pois a aceitação de si mesmo reflete em diferentes aspectos da vida. Por isso, é importante ter atitudes para aumentar a autoestima, e assim, se sentir mais feliz.

Pessoas que possuem alta autoestima costumam ser mais fortes, resistir à situações adversas por acreditarem mais em seu próprio potencial de mente e ação. Mas nem todos são assim, por isso devemos praticar a boa autoestima. Como? Confira abaixo 10 atitudes que vão te ajudar:

1. Elimine a culpa – Um dos principais motivos para uma baixa autoestima é o sentimento constante de culpa. É muito comum segurarmos a sensação de que somos culpados pela vida que estamos levando. Procure eliminar esse sentimento, lembre-se que se estamos agindo de forma danosa para nós ou para o outro, a oportunidade de mudança está sempre presente.

2. Não se compare com os outros – Deixe as comparações de lado, cada ser é único, complexo e cheio de experiências. Quando se trata da vida, não existe base de comparação: faça o que te faz bem.

3. Não generalize suas experiências – Não é porque você cometeu um erro no passado que agora irá cometê-lo novamente. Não estamos aprisionados nos conceitos que criaram para nós ou que nós mesmos criamos.

4. Confie em si mesmo – Não espere que os outros te deem a motivação necessária para agir. Encontre forças em si para confiar nos seus movimentos e levar sua vida para onde você deseja.

5. Seja mais compassivo com seus erros – Não foi dessa vez? Não deixe que um erro cometido seja razão para que você desanime. Se você consegue perdoar os outros, precisa conseguir perdoar a si mesmo também.

6. Entenda o que funciona para você – O que te faz se sentir mais autoconfiante é praticar um exercício? Aprender algo novo? Praticar a solidariedade? Encontre o que funciona para a sua situação e volte a isso sempre que sentir sua autoestima diminuindo.

7. Seja sincero consigo mesmo – Da mesma forma que mentir para os outros é prejudicial, mentir para nós mesmos também nos faz cair em situações danosas. Seja sincero com suas dificuldades e facilidades. Abrace suas fraquezas e suas forças, alimentando o equilíbrio da mente com relação à cada uma delas.

8. Comece a agradecer – Ser grato tem a força de cultivar melhores experiências. Quando notamos todo o bem que há ao nosso redor, especialmente o bem que há dentro de nós e nas ações que fazemos no mundo, somos mais felizes e conseguimos nos impulsionar para melhores atitudes.

9. Comemore suas vitórias – Só o fato de você existir e estar vivo já é uma vitória para ser comemorada. Faça com que cada novo objetivo alcançado seja um impulso positivo e contente, que te leve em direção de seu equilíbrio físico e mental.

10. Viva no presente – O mais importante ato de crescimento da autoestima é viver no agora. Não importa o que já foi feito ou o que irá acontecer, o que você pode fazer neste momento para ser mais confiante e se alegrar mais por seu próprio ser? Viver no presente é o melhor presente que você pode dar a si.

 

Conteúdo oferecido por Tatiana Pimenta, CEO e fundadora da Vittude.