Existem formas de transformar o ambiente de trabalho em um local mais produtivo e agradável, e é nesse momento que o elogio no mundo corporativo se faz essencial. A psicóloga Fernanda Tochetto afirma que os elogios impactam positivamente, e além de deixar o ambiente mais leve, concretiza também a união da equipe.

Para um bom desempenho em qualquer tarefa, o ser humano precisa de incentivo emocional por parte de um líder. Um elogio bem colocado pode garantir aquele esforço a mais por parte do funcionário, e esse esforço com certeza fará a diferença na hora da entrega de resultados.

“Ele vai impactar positivamente, tornar o ambiente leve e concretizar a união que uma equipe necessita para apresentar resultados extraordinários”. disse Fernanda, que defende o elogio sem moderação. A psicóloga baseia sua posição na linha de Losada, padrão matemático desenvolvido pelo psicólogo e economista chileno Marcial Losada, que aponta que para o liderado ser bem-sucedido ele precisa receber mais críticas positivas do que negativas em relação ao seu trabalho.

Para Fernanda, para que os funcionários mantenham um desempenho razoável de entrega, é preciso três reconhecimentos positivos para uma crítica negativa, por parte do líder. Segundo o padrão matemático, é a proporção de quatro a 10 elogios para uma crítica negativa, já que muitos elogios podem acabam prejudicando a performance.

“Admire a pessoa, fale sobre suas atitudes, pergunte sobre suas conquistas profissionais, elogie sua competência e beleza, destaque sua lealdade e cumplicidade, louve a sua amizade”, disse, já que elogios não são importantes apenas no âmbito profissional, mas também nas relações entre familiares e amigos.