Para a psicopedagoga Regina Lima, é preciso ter cuidado com o tempo e monitoramento na qualidade do conteúdo consumido por crianças e jovens em canais de Youtubers. Segundo ela, os pais devem estar preocupados com os conteúdos oferecidos a seus filhos por esses canais via internet.

“Os pais não podem deixar de ter a preocupação de saber quais vídeos seus filhos estão experimentando e quais são os apreciados por eles. Estar à frente e tomar conhecimento do conteúdo que o vídeo veicula é cuidar e se preocupar com o que seu filho está recebendo e com a formação dele”, explica Regina Lima.

A especialista ressalta que os educadores também deverão ter um olhar com a preocupação no monitoramento, para que a informação e a promoção da criatividade sejam enriquecidas no ambiente escolar pelas tecnologias digitais, inteirando os estudantes sobre essa realidade. “Nessa cultura participativa, onde todos são convidados a fazer parte da circulação dos conteúdos ali postados, pais e educadores devem favorecer o emprego dessa utilidade de forma positiva e saudável”, sugere a psicopedagoga.

Regina Lima revela, no entanto, que o objetivo deve ser unir a família com os benefícios tecnológicos desse produto criativo. “Favorecer conhecimento a quem utiliza de uma forma prazerosa, com experiências satisfatórias, impulsiona o melhoramento, também, das interações sociais. O que é muito válido para todo ser humano”, destaca a especialista.